20 de março de 2017

"Paella" de cogumelos em arroz de couve-flor


Março é o mês de ... limões. É esta a proposta de ingrediente que a Marta nos apresenta para este mês. Fácil, não é? Ou não. É que a par dos alhos, louro e tomilho, o limão é um ingrediente indispensável na minha cozinha. Dá um toque especial às carnes brancas e enaltece o peixe. Com ele dou um banho ao cabrito de Páscoa antes do temperar. Com as suas cascas aromatizam-se a grande maioria da doçaria tradicional portuguesa. Refresca-nos no Verão ao transformar-se em limonada e faz terminar em grande qualquer refeição que seja finalizada com uma mousse de limão ou tarte merengada. Com tantas utilizações, não seria fácil a escolha, mas depois de dar uma passada de olhos no "Dicionário dos Sabores", de Niki Segnit (sempre uma inspiração), resolvi emparelhá-lo com a curcuma, numa falsa "paella" de couve-flor. O tal arroz de couve-flor, a que alguns chamam de cuscus de couve-flor, mas que não importa o nome porque a ideia é levar ao prato os ingredientes em formas para lá do óbvio.


Ingredientes:
400 gr. de cogumelos variados (usei 1 embalagem de cogumelos congelados)
300 gr. de couve flor (só os floretes)
1 cebola pequena, picada
1 dente de alho, picado
1/2 pimento vermelho, limpo de sementes e filamentos e cortado em cubos
1/2 curgete, em cubos
1 cenoura pequena, descascada e cubos
1/4 de chávena de ervilhas
1 colher de chá de curcuma moída na hora
Malagueta vermelha fresca
Água ou caldo de legumes, q.b.
Folhas de tomilho, a gosto
Azeite q.b.
Sal q.b.
Gomos de limão para servir

Preparação:
Comece por saltear os cogumelos numa colher de sopa de azeite, em lume forte, mexendo até evaporar todo o liquido que libertarem. Reserve.
Prepare a couve-flor: separe os floretes (reserve os pés para a sopa) até pesar 300 gr., lave bem e rale com o ralador grosso (pode usar o robot de cozinha, triturando até obter pedacinhos do tamanho de grãos de arroz. Eu usei uma mandolina elétrica).
Numa sertã larga deite 2 colheres de sopa de azeite, as folhas de tomilho e salteie, em lume médio, a cebola, o alho, o pimento, a cenoura e curgete, até a cebola começar a amolecer, mas sem estrugir.
Acrescente os cogumelos e as ervilhas e saltei mais uns minutos.
Junte a couve-flor picada e envolva, polvilhe com a curcuma e tempere com uma pitada de sal.
Deixe cozer durante cerca de 5 minutos minutos até a couve-flor amaciar e perder o gosto a couve crua. Se necessário, vá acrescente até 1/4 de chávena de água quente ou caldo de legumes (ou água de cozer a sopa), mas não deve formar caldo para que a couve não fique empapada. A ideia é obter um prato seco, como se fosse arroz.
Rectifique os temperos e sirva com rodelas de malagueta fresca (sem sementes) e gomos de limão: esprema o sumo sobre a "paella" e delicie-se.

Nota: substitua os cogumelos por frango ou peru e as ervilhas por lentilhas já cozidas. ou omita os cogumelos e sirva este "arroz" de legumes" com um ovo escalfado.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...