28 de março de 2017

Bolachas decoradas por uma mão pouco artistica


Mais um desafio "O nosso grande bake off" da Ana. Desta vez a proposta são bolachas decoradas... "hummm..." pensei, "medo....", mas as bolachas que a Ana nos apresentou eram tão apelativas que repensei a questão: bolachas decoradas não têm que ser cheias de rococós e de pastas de açúcar e afins, podem ser assim mais ao gosto rústico, que é o gosto de quem como eu não tem grande jeito (ok...nem um pequeno jeito, só um jeito pequenino) para as artes decorativas. Escolhi uma receita que está por aqui no blogue e que foram as primeiras bolachas que alguma vez fiz, o que fazia todo o sentido já que me ía estrear nas artes decorativas, substituindo apenas as farinhas e a laranja pelo limão, por isso vou aproveitar para depois passar pela casa da Marta e dar-lhe a provar estas bolachinhas com o aroma do mês.


Ingredientes:
5 colheres de sopa de manteiga derretida
4 colheres de sopa de açúcar
Raspa de 1 limão
5 colheres de sopa de sumo de limão
1 gema de ovo
100 gr. de farinha de trigo T55
100 gr. de farinha de espelta
Para a cobertura:
Chocolate negro de culinária q.b.
Chocolate branco de culinária q.b.
Corante alimentar vermelho

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme.
Junte a raspa e sumo de limão e a gema de ovo.
Forme uma bola com a massa, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos.
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte as bolachas a gosto.
Coloque as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone e leve ao forno durante 12 a 15 minutos. As bolachas estão prontas quando estiverem douradas e tocando no centro ainda estão um bocadinho (só um bocadinho) moles.
Retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer completamente.
Prepare as coberturas:
Derreta o chocolate negro no microondas, começando por 1 minuto na potência máxima e depois em intervalos de 30 segundos, mexendo com a colher de pau entre cada intervalo. Quando ao mexer o chocolate começar a derreter completamente não deve voltar ao microondas. Verta o chocolate para um mini-saco de pasteleiro de papel vegetal (vejam aqui como fazer).
Derreta o chocolate branco no microndas a 360w usando a mesma técnica do chocolate negro.
Junte o corante, aos pouquinhos, até obter a cor desejada (aqui tive um percalço: entornei um pouco do frasco, sem querer, sobre o chocolate que se transformou numa pasta e acrescentei um pouco de leite para o tornar liquido novamente).  Verta o chocolate para um mini-saco de pasteleiro de papel vegetal.
Com as bolachas completamente frias, desenhe traços horizontais e verticais, formando uma grade, ou outros desenhos se tiver mão mais artistica.
Leve ao frio para o chocolate solidificar antes de servir.   



Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...