30 de setembro de 2016

Focaccia recheada com folhas de beterraba, nozes e feta



Lembram-se desta focaccia? Na altura guardei metade da massa no congelador e ali ficou cerca de 2 meses até ser resgatada de novo. Já não é a primeira vez que congelo massa levedada ( congelo depois da primeira fase de levedação), mas normalmente não a deixo "esquecida" mais que um mês, por isso tinha algum receio que pudesse correr menos bem, mas enganei-me: deixei a massa descongelar no frigorífico, embrulhada na película aderente com que a tinha guardado e só a retirei quando comecei a preparar o recheio para que ficasse à temperatura ambiente.
Recheio? Sim, recheio porque fiquei com os olhos na focaccia recheada da Lia do lindíssimo e guloso "Lemon and Vanilla" e depois de passar na horta onde compro alguns dos meus vegetais frescos e de onde vim com duas beterrabas cheias de uma rama lindíssima que não podia desperdiçar de maneira nenhuma decidi que era esta a receita que queria fazer.



Ingredientes:
1/2 dose desta massa
Rama de 2 beterrabas, só as folhas cortadas em  tiras
1 cebola pequena, em meias luas
1 dente de alho picadinho
1/4 de queijo Feta
 Miolo de noz a gosto
Azeite q.b.

Preparação:
Deite um fio de azeite numa sertã e junte a cebola, deixe refogar lentamente até amolecer.
Acrescente o alho picado e quando começar a sentir a fragrância do alho, acrescente as folhas de beterraba, envolva e deixe cozinhar em lume médio até as folhas começarem a quebrar.
Acrescente as nozes e o queijo feta esfarelado, desligue o lume e reserve.
Estenda a massa em forma de rectângulo, maior ou menor conforme a quantidade do recheio, e marque ligeiramente o meio do rectângulo no sentido do comprimento..
Espalhe o recheio sobre umas das metades, ao longo do comprimento e cubra dobrando a outra lateral sobre o recheio. Calque delicadamente as junções para a massa não abrir.
Transfira para um tabuleiro untado, pincele com azeite e polvilhe com flor de sal e leve ao forno pré-aquecido a 200º por 15 minutos.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...