24 de setembro de 2016

Bacalhau fresco com cebolada no forno

 
A um bom desafio não se vira as costas e a este que a Iglo e o chefe Tiago Bonito lançaram não podia mesmo faltar: apresentar uma receita original com a nova tranche inteira de bacalhau fresco.
Lembro-me quando aos supermercados chegou uma novidade na banca do peixe chamada de "skrei", que mais não era que bacalhau fresco (da Noruega). A curiosidade foi imediata, claro, habituada que estava, desde pequenina,  a ver esse nosso grande amigo da gastronomia seco e salgado, bem espalmado, amontoado ou pendurado à porta das mercearias antigas. Nessa altura fiz questão de experimentar o bacalhau fresco que ficou logo aprovado, por isso quando o desafio foi lançado a resposta só poderia ser um sim rotundo.
E a receita? Bom, quem cozinha sabe como é a rotina: há dias em que cozinhamos porque tem que ser, há outros em que nos ficamos por um prato de sopa já pronta porque não nos apetece andar de volta de tachos e panelas, há os dias em que saímos da nossa zona de conforto e levamos à mesa novos ingredientes ou os ingredientes de sempre, mas cozinhados de forma diferente e há aqueles dias em que não queremos de forma alguma sair dessa zona de conforto, que queremos saborear os sabores de sempre porque nos fazem felizes. Foi assim hoje: o bacalhau, a cebolada coroada com a cor dos pimentos, a maravilhosa broa e as batatinhas novas. Parece um lugar comum, eu sei, mas até os lugares comuns nos conseguem surpreender. O D. chamou-lhe bacalhau guloso. Eu digo que este bacalhau, branco e suculento, há-de voltar à mesa, como lugar comum ou não, mas já ganhou lugar garantido.



Ingredientes:
1 tranche inteira de bacalhau freco Iglo
3 cebolas, às rodelas finas
1/2 pimento vermelho, em rodelas finas, sem sementes e filamentos
1/2 pimento verde, em rodelas finas, sem sementes e filamentos
2 dentes de alho, picados
1 fatia de broa de milho esfarelada (só o miolo)
2 fatias de presunto
Batatinha nova q,b.
Sal q.b.
Azeite q.b.
Azeitonas para guarnecer (opcional)




Preparação:
Descongele o bacalhau de acordo com as instruções da embalagem.
Aqueça o forno a 180º.
Coza batatinhas novas com casca em água e sal e reserve.
De seguida, refogue a cebola em azeite, numa sertã, em lume médio/alto, mexendo de vez em quando, até começar a amolecer, acrescente os alhos, envolva e deixe cozinhar mais 2 minutos.
Junte os pimentos envolva mais uma vez e continue a refogar, em lume médio, até os pimentos amolecerem. Tempere com um pouco de sal.
Acrescente, então, a broa e azeite em quantidade suficiente para manter a cebolada com molho, uma vez que a broa vai absorver parte do azeite que já está na sertã.
Tempere o peixe com sal (e pimenta se quiser), unte uma assadeira com azeite e coloque nela o peixe. Cubra com 2 fatias de presunto e verta a cebolada e todo o seu azeite sobre o bacalhau.
Leve ao forno a assar por cerca de 20 a 30 minutos. Se a cebolada começar a tostar demais cubra com papel de alumínio.
Entretanto, na mesma sertã onde fez a cebolada (limpa de qualquer sobra de broa) deite mais um pouco de azeite, deixe aquecer e aloure as batatinhas cortadas em metades.
Sirva o bacalhau rodeado das batatas, guarnecido a gosto e sempre com uma salada de verdes para acompanhar.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...