11 de agosto de 2016

Foccacia de tomate




O Verão é a estação por excelência dos tomates, não há como resistir ao coração de boi, que não dispenso para as saladas e para fazer molho de tomate para armazenar para o Inverno, como uma formiguinha, mas o tomate cereja continua a ser um dos meus preferidos e todos os anos compramos uma ou duas plantas dele para pôr em vaso no terraço e vamos colhendo à medida que amadurecem, sumarentos e cheios de sabor. Gosto deles assados, em saladas e sandes e este ano renderam-se a uma foccacia deliciosa, que fez furor na noite de S. João. 

Esta receita pairava por aqui há algum tempo, mas graças à eleição do tomate como ingrediente do mês pela Marta, acabou por sair das mãos da minha preguiça.  





Ingredientes:
Para a massa:
475 gr farinha T65 Espiga
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
 1 e 1/2 colher de chá de fermento (Fermipan)
3 colheres de sopa de azeite
275 ml água
Extras:
200 gr de tomate cereja
Alguns pés de alecrim
Azeitonas pretas q.b.
1 colher de chá de sal grosso
3 colheres de sopa de azeite

Preparação:
Coloque os ingredientes da massa na máquina de fazer pão, na ordem indicada para o programa "massa".
Quando o programa terminar retire a massa para superfície enfarinhada e corte a meio espalhe cada metade numa oval um pouco maior que a mão.
Passe para um tabuleiro untado e com o cabo de uma colher de pau faça buracos na maça e distribua por eles as azeitonas, os tomates e o alecrim.
Polvilhe com sal grosso e deixe descansar 20 minutos.
Regue com azeite e coza em forno pré-aquecido a 200º durante 15 minutos.

Dica: a massa rende 2 pães pequenos. Só fiz um pão e congelei a massa que sobrou. Vamos a ver como se vai portar quando a descongelar.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...