26 de setembro de 2018

Clafoutis de cereja com leite de coco


Esta receita surgiu para dar resposta  ao inesperado convite para apresentar uma receita para a rúbrica "O Segredo de Três" da edição nº 12 da revista "Portugal de Sabores e Tradições", em que o ingrediente surpresa seria o leite de coco. Estávamos ainda em modo Verão (e parece que ainda estamos) com a abundância da fruta que esta estação nos trás, pelo que a primeira escolha recaiu sobre um doce, daqueles bem leves a levar à mesa num almoço de Domingo e cheios de cor, de fazer arregalar os olhos e, melhor ainda, as papilas gustativas. Lá por casa andavam muitas cerejas, gordinhas e antes que desaparecessem uma a uma, como é fácil  de acontecer, reservei uma taça delas para uma sobremesa clássica, em que as cerejas são a estrela, mas a ser complementadas com o sabor do coco na massa. Mais Verão à mesa não podia ter sido. O resultado foi apreciado por todos e já se pede bis.
Obrigada PT Sabores pelo convite.



Clafoutis de cereja e leite de coco
(serve 4 ramequins)
Ingredientes:
16 cerejas graúdas
2 ovos
80g de açúcar
200 ml leite de coco Origens Bio
80g farinha com fermento
20g de manteiga derretida e fria

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Unte os ramequins com manteiga
Lave as cerejas, reserva 4 com o pé e corte as restantes ao meio, descartando os pés.
Bata os ovos juntamente com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada.
Junte o leite e mexa até incorporar.
Acrescente a farinha, aos poucos, e envolva.
Adicione a manteiga e mexa para incorporar.
Distribua a massa pelos 4 ramequins , distribua as metades de cereja, deixando submergir na massa, com a parte da pele virada para cima. No meio de cada ramequin coloque uma cereja inteira.
Leve ao forno a cozer durante 15-20 minutos ou até a massa estar douradinha.
Sirva ainda orno. A massa pode comportar-se como um soufflé, por isso não se desiluda se crescerem bastante e depois abaterem.
Se quiser sirva polvilhado com açúcar em pó ou coco ralado. Eu gosto de servir as sobremesas de fruta mornas com uma bola de gelado e baunilha. 

NOTA: A "Sabores e Tradições de Portugal" é uma revista trimestral, em que aposta na divulgação de produtos nacionais. A cada edição há uma rubrica dedicada à gastronomia onde as receitas são criadas/apresentadas por três bloguers e têm um ingrediente comum: é o "Segredo de Três".

1 comentário:

Bolo impossivel disse...

Sou apaixonada por receitas com leite de coco e esta parece ser simplesmente divina vou preparar em breve obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...