18 de junho de 2018

Empada de carne


Este ano tem estado um pouco atípico no que diz respeito ao tempo. Ora chove, ora faz sol, ora se vai à praia, ora se passa uma tarde de Domingo no sofá enrolada numa manta. Foi num desses Domingos, que me entreti a fazer zapping e acabei por me deter num dos episódios dos Hairy Bikers. Entre as receitas desse dia estava uma empada que me pareceu maravilhosa e me deu uma vontade tremenda de ir para a cozinha, não para a replicar, que não tinha todos os ingredientes, mas para a reinventar, por isso em vez de uma empada de porco e maçã, saiu uma empada de carne picada (que tinha para gastar) e cebola. O resultado foi magnifico. A massa da empada foi a do costume, mas desta vez juntei mesmo a banha que a receita original pede e digo-vos que faz mesmo diferença.



Ingredientes:
Massa de empada
450 gr de farinha T65
50 ml de água
50 ml de azeite
50 gr de banha
1 colher de chá de sal
1 ovo
5 gr. de fermento seco
1 gema de ovo para pincelar
Recheio:
750gr. de carne picada
1 cebola cortada em meias luas
1/2 copo de vinho tinto
Polpa de tomate q.b.
Tomilho a gosto (só as folhas)
Jindungo, a gosto
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Comece por prepara a massa:
No copo da bimby coloque a água, o azeite, o vinho, a banha e o sal e programe 2min/37º/vel 2.
Adicione o ovo, o fermento e a farinha e misture 2 minutos/velocidade espiga.
Transfira a massa para uma taça e dexe descansar.
O recheio:
Deite um fio de azeite num tacho, juntamente com a cebola . Deixe refogar lentamente até a cebola começar a estalar e dourar.
Acrescente a carne e as folhas de tomilho e deixe fritar, envolvendo e separando os pedaços maiores com a ajuda da colher de pau.
Quando a carne estiver loura, acrescente o vinho, a polpa de tomate e tempere a gosto com sal e Jindungo. Deixe cozinhar lentamente, acrescentando água, pouco a pouco se necessário.
Retifique os  temperos e se tiver muito molho, junte uma colher de sopa de farinha peneirada, deixe levantar fervura e desligue. Deixe arrefecer.
Para preparar a empada, separe 2/3 da massa e estenda com o rolo e forre uma forma alta com fundo amovivel com a massa. Encha com o recheio e estenda a restante massa num circulo que será a tampa da empada.
Cubra o recheio com este circulo de massa e junte-a à massa das bordas, pressionando-a com os dedos.
Se sobrar massa use um corta bolachas para fazer algumas decorações.
 Pincele com gema de ovo batida num pouco de água e com uma faca faça um corte no centro da massa (para sair o vapor durante a cozedura).
Leve ao forno pré-aquecido até a massa estar dourada e estaladiça.
Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e delicie-se. 


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...