15 de fevereiro de 2018

Fácil, fácil é o skyr caseiro


Já andava há algum tempo para voltar a fazer iogurtes em casa, até que me decidi por me aventurar no skyr e digo-vos que fiquei completamente fã. A receita que vos trago fui buscá-la ao blog "Pano p`ra Mangas" (vejam o link abaixo) e é feita com a ajuda da Bimby, mas se quiserem fazer o processo de forma manual passem pela "Anasbageri" (link também abaixo) e sigam as suas instruções tão simples.

Ingredientes:
1 lt de leite do dia, magro
1 colher de sopa de skyr natural


Preparação:
No copo da Bimby coloque o leite e programe 15 min/90º/vel. 3.
No fim deixe arrefecer até o copo atingir os 50º (pode retirar o copo da Bimby para acelerara um bocadinho e se a máquina se desligar, não se preocupe, quando a voltar a ligar ela vai medir a temperatura do copo na mesma).
Quando atingir os 50º junte o skyr e misture 5 seg./vel. 5.
Abafe o copo com uma manta polar e coloque-o num local protegido de correntes de ar (pode ser dentro do forno desligado, por exemplo) durante 15h a 18h.
Coloque a varoma sobre uma taça larga, cubra o fundo da varoma com um pano fininho (estilo gaze) e despeje o conteúdo do copo. Tape com um pano e leve ao frigorifico durante umas horas para coar todo o soro.
Guarde o skyr num frasco esterilizado (rendeu 400 ml, mas se deixar a coar menos tempo, provavelmente terá um skyr menos espesso e mais quantidade).
Reserve o soro para fazer um pão caseiro.

Links:
http://www.panopramangas.com/2017/02/skyr-o-iogurte-islandes.html
https://anasbageri.com/2017/06/02/como-fazer-skyr-em-casa-a-islandia-north-e-um-livro-indispensavel-a-qualquer-foodie/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...