1 de fevereiro de 2017

"Cannellonis" de curgete com recheio de espinafres e pinhões



A começar o ano a "brincar" com a comida, o grupo "Dia 1 na Cozinha" desafiou-nos a apresentar cannellonis: tradicionais ou não, isto é com massa ou outro ingrediente, recheados com carne ou o que bem entendermos. Entre a massa e "outro ingrediente" optei por esta alternativa. Escolhi uma curgete gordinha e um recheio simples, mas saboroso. O queijo de cabra no molho béchamel deu-lhes um toque ligeiramente salgado que ligou muito bem com os espinafres e o sabor ligeiramente terroso das folhas de beterraba. 

Ingredientes (serve 2 "doses femininas" :) ):
1 curgete
200 gr. de espinafres
2 colheres de sopa de pinhões
2 dentes de alho laminados
1 molho pequeno de folhas de beterraba
1 queijo de cabra
200 ml de molho béchamel
100 ml de molho de tomate (o que mais gostarem, pode ser o que usam para as pizzas)
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Comece por preparar o molho de tomate e reserve.
Lave bem a curgete e corte as pontas. Com uma faca ou com uma mandolina corte-a em fatias longitudinais com cerca de 2 mm de espessura (nem muito finas nem muito grossas, ficando suficientemente maleáveis para poderem ser enroladas). Reserve.
Numa sertã aqueça uma colher de sopa de azeite e salteie os pinhões e o alho até alourar, mas sem queimar.
Junte à sertã as folhas de espinafres e de beterraba e envolva, mexendo com a colher de pau até as folhas murcharem. Tempere a gosto e reserve.
Espalhe o molho de tomate no fundo de um recipiente que vá ao forno. 
Estenda as tiras de curgete sobre uma tábua de cozinha e vá colocando numa ponta de cada uma cerca de 1 colher de sopa do recheio e enrole. Coloque o rolinho no tabuleiro de forno com a ponta virada para baixo. Repita este processo até acabar o recheio.
Prepare o molho béchamel, acrescentando o queijo de cabra esfarelado quando o molho estiver pronto (se usar a Bimby acrescente a 30 segundos do fim).
Regue os cannellones de curgete com o béchamel e leve ao forno até o molho começar a borbulhar nas bordas do recipiente e o topo estar dourado.
Sirva com uma salada rica.



Na marmita:




Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...