23 de março de 2016

Um quickbread do Jamie


Ao passear pelo blog "As Receitas lá de Casa", da Maria João, dei com uma receita de um pão rápido, um quickbread, portanto, que me deixou de imediato em transe. Adoro receitas destes pães rápidos, que se fazem com iogurte e bicarbonato de sódio e, por isso, não necessitam de fermentação (encontram algumas deliciosas no "Anasbageri"). Adoro pães de centeio e adorei o facto de a Maria João ter adaptado a receita ao robot de cozinha. Não que não seja necessário o robot de cozinha para estas massas tão práticas, mas às vezes sabe bem simplesmente deitar todos os ingredientes no copo da Bimby e deixá-la trabalhar. 
A receita vem do livro "Receitas Saudáveis" do Jamie Oliver, que mal sabia eu que havia de acabar na minha estante (por enquanto ainda paira entre a mesinha de cabeceira e o sofá) por via de uma prenda de Natal atrasada, mas repito-a aqui, por mão da Maria João a quem segui o exemplo juntando as sementes e acrescentei as passas que, naturalmente, acabaram meio moídas pela Bimby no meio da massa com um resultado maravilhoso. 

Ingredientes:
250 gr. de farinho de trigo integral
100 gr. de farinha de centeio
50 gr. de floco de aveia
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal grosso
1 colher de sementes de girassol (acrescento da Maria João)
1 colher de sementes de linhaça (acrescento da Maria João)
1 mão cheia de passas de uva (acrescento meu)
1 ovo grande
2 iogurtes naturais



Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º e prepare um tabuleiro polvilhando-o com farinha (usei uma forma retangular).
Numa taça bata o ovo com os iogurtes e reserve.
Coloque os ingredientes secos numa taça grande e envolva bem.
Junte a mistura de ovo e iogurte e misture com a ajuda de um garfo. Quando a massa começar a ficar mais coesa, cabe de amassar com as mãos ligeiramente enfarinhadas. Em alternativa use a bimby: 10 segundos/vel. 5/1 minuto/Espiga.
Transfira a massa para uma forma retangular (ou faça como o Jamie: use um simples tabuleiro, dando-lhe a forma que quiser e achatando-o até ficar com 3 cm de altura), dê uns golpes leves com uma faca e leve a cozer durante 35-40 minutos.
para verificar se o pão está pronto, bata com os nós dos dedos por baixo, se o som for oco está cozido.
Deixe arrefecer sobre uma grelha.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...