30 de julho de 2016

Frigideira de pota

Quando menina polvo, para mim, só na forma de filetes, mas hoje, embora continue a adorar os afamados filetes, não prescindo de um "arroz do mesmo" para os acompanhar, não resisto a um polvo à lagareiro e até cozido para juntar a uma salada gosto dele. Mas se nessa infância de comer difícil me tivessem falado em pota, eu certamente torceria o nariz, provavelmente apenas por ser "pota, credo que nome" e se não é o mesmo que polvo, não é bom, ora pois. Hoje em dia seja polvo, seja pota é sempre bem-vindo no meu prato. Que gosto mais do sabor do polvo, sim, mas a pota é bem mais económica e se for de qualidade faz-lhe igualmente o gosto, por isso não se acanhem: o que vos trago hoje é um delicioso prato de pota, mas que faço muitas vezes em casa com polvo e nunca me deixa ficar mal.



Ingredientes (para 2 a 3 pessoas, consoante o apetite e acompanhamentos):
2 tentáculos de pota congelados (ou 1 polvo pequeno com cerca de 1,5kg)
2 batatas grandes (podem usar batata doce)
1 pimento, sem sementes, fios e cortado em tiras finas (podem usar uma mistura de pimentos de cores diferentes, ainda fica melhor)
1 cebola, descascada e cortada às rodelas
1 cenoura, descascada e cortada às rodelas
1 folha de louro
1 dente de alho
Sal q.b.
Azeite q.b.
Salsa ou coentros a gosto



Preparação:
Comece por cozer a pota até ficar tenra e deixe arrefecer. Corte os tentáculos em pedaços e reserve. Não use sal nesta fase porque normalmente, quer a pota, quer o polvo já têm sal suficiente para lhes dar sabor.
Coza as batatas com a casca, bem lavadas, até amolecer mas sem cozer em demasia. Deixe arrefecer um pouco e corte em rodelas grossas.
Aqueça uma frigideira com azeite, um dente de alho esmagado e uma folha e uma folha de louro.
Aloure as batatas, de ambos os lados, até ficarem bem douradas. Reserve.
Acrescente azeite à mesma frigideira e junte os legumes, deixe alourar em lume médio, mexendo para não queimar e acrescentando azeite se necessário. Junte uma pitada de sal.
Quando a cebola estiver transparente junte a pota e envolva. Acrescente mais um bocadinho de azeite para que a mistura frite ligeiramente.
Sirva com a batata alourada, polvilhado com salsa ou coentros picados e acompanhe com uma boa salada.

Dica: se usarem o polvo utilizem a cabeça e mais alguma coisa que possa sobrar (o que duvido que aconteça) e utilize para, juntamente com a àgua da sua cozedura,  fazer uma quinoa de pota.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...