12 de maio de 2016

Rolinhos de curgete com recheio de frango


Esta semana trago-vos uma receita fácil de prepara, saudável e surpreendemente  saborosa a acompanhar com uma salada rica. Pode ser feita com sobras de frango assado, pode enriquecer o molho com ervas aromáticas a seu gosto ou usar outro queijo da sua preferência. Pode até substituir o frango por atum, cogumelos ou uma carne picada à bolonhesa. Use e abuse e delicie-se!

Ingredientes:
1 curgete pequena
1 peito de frango*
1 cebola
2 tomates maduros, pelados e sem sementes (pode usar enlatados)**
1 folha de louro
2 hastes de tomilho (só as folhas)
1 dente de alho
50 ml de cerveja
250 ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de farinha
50 gr de queijo da Ilha ralado
Azeite q.b.
sal q.b.



Preparação:
Comece por cozer o peito de frango em água e sal até ficar macio.
Coe e desfie com a ajuda de 2 garfos. Reserve.
Numa frigideira coloque a cebola e o dente de alho picados, a folha de louro e o tomilho. Refogue com um fio de azeite só até a cebola amolecer. Regue com a cerveja e deixe borbulhar por um minuto. 
Acrescente os tomates esmagando-os com as mãos e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos em lume baixo/médio. Se necessário acrescente água. Tempere de sal, retire a folha de louro e misture o frango desfiado (se quiser um molho mais fluído, antes de misturar o frango triture com a varinha mágica).

Prepare o molho béchamel:
Ferva o leite e reserve.
Num tacho deite a manteiga, deixe derreter em lume baixo e envolva a e farinha, mexendo até estar completamente incorporada na manteiga (esta mistura chama-se roux).
Verta o leite, pouco a pouco, mexendo bem entre cada adição até o roux ter absorvido cada porção d leite. Proceda desta forma até ter usado cerca de metade da quantidade de leite.
De seguida verta a restante metade de uma só vez e vá mexendo em lume brando até o molho engrossar. O molho deve agarrar ás costas da colher de pau sem escorrer.
Não deixe ferver, para não encaroçar, mas se isso acontecer, não entre em pânico: passe a varinha mágica pelo creme.
Versão Bimby: Coloque todos os ingredientes no copo e programe 90º/6 minutos/vel. 4.

Corte a curgete no sentido do cumprimento, em fatias finíssimas, com a ajuda de uma mandolina ou de um descascador de legumes.
Unte uma pequena assadeira ou pirex com azeite.
Enrole as tiras da curgete***, mas deixando uma abertura no meio, como se fossem canelonis e coloque-as, ao alto, na assadeira.
Recheie cada rolinho, generosamente, com a mistura de frango.
Verta o molho bechamel por cima dos rolinhos e polvilhe com queijo ralado.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200º, por cerca de 15 a 20 minutos, até o molho gratinar.

Sirva com uma boa salada.

Dicas:
* Pode usar sobres  de frango assado, nesse caso salte a 1ª parte.
** Costumo ter sempre uma lata de tomate pelado inteiro na despensa. Quando abro uma e não uso o conteúdo todo, congelo os tomates, 2 a 2, com o molho respetivo. Assim tenho sempre tomate maduro para usar.
*** Pode grelhar previamente a curgete, prevenindo que largue água durante o tempo que está no forno, tornando o molho mais liquido.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...