Páginas

25 de junho de 2012

Codornizes no forno


Estas codornizes tão timidas, não quiseram fazer pose para a fotografia. A fotógrafa ficou um bocadinho aborrecida, mas como serviram bem o seu propósito de uma refeição saborosa, acabaram por ganhar o direito de deixarem aqui o testemunho.

Ingredientes:
6 codornizes
1 cenoura
1 cebola
1 couve chinesa
1 limão
4 dentes de alho
Tomilho
1/2 malagueta picada
1 folha de louro
Vaqueiro Aves (com tomilho, limão e alho)
1 cerveja
Vaqueiro liquida
Sal

Preparação:
Num almofariz coloque 1 colher de sobremesa de vaqueiro, 1 colher de sobremesa de Vaqueiro liquida, a malagueta, as folhinhas do tomilho e 3 dentes de alho picados.
Pise até ter uma pasta e barre as codornizes, por dentro e por fora.
Coloque as codornizes num recipiente e regue-as com a cerveja. Junte a folha de louro e reserve no frigorifico durante umas horas.
Entretanto corte a couve em juliana e lave. Leve a cozer em água e sal até estar tenra (alternativa bimby: coza ao vapor na varoma: 25 min/varoma/vel. 1).
Coe a água (sugestão: guarde a água para fazer uma sopa ou arroz) e reserve a couve.
Cubra um tabuleiro de forno com rodelas de cebola e cenoura.
Acame as codornizes sobre os legumes, tempere de sal e regue com a marinada.
Leve a assar em forno pré-aquecido a 200º durante 40 minutos, voltando as codornizes a meio do tempo, para que dourem de ambos os lados (o meu forno tem a função combinada assar/grill que costumo usar para dourar os assados).
Numa frigideira coloque um fundo de Vaqueiro liquida e um dente de alho grande picado. Aqueça em lume médio/forte e quando o alho começar a libertar aroma junte a couve. Envolva bem e salteie durante uns minutos.

Nota: A Vaqueiro Sabores foi-me gentilmente enviada pela Vaqueiro.

7 comentários:

  1. DEVEM TER FICADO UMA DELICIA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ficou mesmo apetitoso ;)
    Boa semana
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Uma refeição bem a meu gosto.
    Deve ter ficado muito saboroso.

    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de codornizes.
    E estas embora tímidas parecem-me deliciosas a avaliar pelos temperos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Às vezes também me acontece, uma refeição que me agradou muito e a foto não sair como queria...mas olha que ficaram com um aspecto bem delicioso! Gostei muito do acompanhamento.
    Beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
  6. Que ótimo aspecto!!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Aqui em casa nos adoramos fazer codornizes quando nos é possível fazer. Esta receita é simples e pelo visto super pratica e fácil de se fazer. Anotado. Obrigado pela dica. Abraços.

    ResponderEliminar

Façam desta cozinha a vossa cozinha. Entrem. Provem. Partilhem. Voltem.