Mostrar mensagens com a etiqueta peixe. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta peixe. Mostrar todas as mensagens

7 de setembro de 2011

Pescada à Poveira


Eu sei que peixe cozido é um prato muito saudável, mas aquelas memórias de infância do eterno desconsolo não me deixam aproveitar ao máximo o que muitos têm por uma iguaria divina, no entanto é um prato que procuro fazer pelo menos uma vez por semana. O corpo agradece e no fim até fica aquele sabor agradável que só a "comida de conforto" nos deixa.
Desta vez variei um pouco na confecção e segui um modo de preparação também bem tradicional na nossa gastronomia. A pescada não é cozida em água, mas numa cebolada refrescada com vinho branco. É a bem dizer estufada e muito saborosa. Tradicionalmente acompanha com grelos, mas como não tinha (nem outro legume de folha) servi com cenoura cozida.

(Fonte: "O ABC dos Sabores Portugueses e Mais Alguns" de José Roby de Amorim)
Ingredientes:
2 postas de pescada
Batatas para cozer
1 molho de grelos (de frigorífico quase vazio apenas restavam umas cenouras que tiveram que fazer o lugar dos grelos)
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
Colorau q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Corte a cebola em rodelas finas. Pique o alho finamente.
Deite um fio de azeite no fundo de um tacho e aloure a cebola e os alhos, só até a cebola começar a amolecer.
Junte a pescada, um pouco de vinho branco, 1 colher de café de colorau e abafe.
Deixe a pescada cozer acrescentando vinho necessário para formar molho.
Coza as batas com casca, escorra a água e corte-as em fatias grossas.
Aloure as batatas em azeite aromatizado com um dente alho esmagado.
Coza os grelos e escorra.
Sirva a pescada com o molho de cebolada, acompanhado das batatas e grelos.

25 de julho de 2011

Potinhos de Bacalhau


O bacalhau é mesmo um grande amigo da cozinha. Desde entradas a saladas, de pratos simples a mais pretensiosos não há nada que lhe fique mal e tem ainda a vantagem de poder ser reaproveitado sempre com grande sucesso. Foi o que aconteceu com um bacalhau assado com puré de batata que além de um excelente almoço, ainda fez a entrada do almoço seguinte. Ficou uma delicia 

Ingredientes:
Puré de batata
1 posta de bacalhau assado
Espinafres
Molho Béchamel:
1,5 dl de leite
1 colher de chá de manteiga
2 colheres de chá cheias de farinha




Preparação:
Comece por preparar o molho:
Tradicional:
Ferva o leite e reserve.
Faça um roux com a manteiga e a farinha: leve a manteiga a derreter em lume brando e junte a farinha, mexendo sempre até estar integralmente incorporada.
Junte um pouco de leite, mexendo sempre até ser absorvido pelo roux. Mais um pouco e mais um pouco, sempre da mesma maneira até ter usado desta forma cerca de metade da quantidade do leite.
Junte o restante leite e mexa em lume brando até engrossar.
Se encaroçar passe pela varinha mágica.
Bimby:
Deite todos os ingredientes no copo e programe: 90º/6 minutos/velocidade 3.
Reserve.

Continuando:
Desfaça o bacalhau em lascas, limpando-o de peles e espinhas.
Coza os espinafres em água e sal e escorra. Liberte-os de toda a água que conseguir.
Misture o bacalhau e os espinafres no molho e distribua-os por ramequins.
Coloque o puré num saco de pasteleiro e cubra a mistura de bacalhau.
Leve ao forno só até dourar (utilizei o micro ondas).

1 de junho de 2011

Salmão em papelote


O salmão é um dos peixes preferidos, mas, não sei porquê, raramente faço refeições de salmão. Resolvi quebrar essa rotina e fiz o salmão no forno em papelotes. Foi uma refeição rápida, prática e deliciosa.

Ingredientes:
1 filete de salmão por pessoa
1 cebola
2 dentes de alho
Cebolinho q.b.
Limão
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Corte tantos rectangulos de papel de aluminio quantos os filetes de salmão em tamanho suficiente para embrulhar o peixe.
Parta a cebola em gomos finos e distribua pelos papelotes.
Tempere o salmão com sal, alhos laminados e sumo de limão.
Pouse cada filete no seu papel, polvilhe com algumas hastes de cebolinho e regue com um pouco de azeite.
Feche os embrulhos e leve a forno pré-aquecido a 180º durante 15 a 20 minutos.
Fndo esse tempo, verifique se o peixe está cozido abrindo com todo o cuidado os papelotes.
Estando pronto deixe mais uns minutos no forno para corar um pouco, se for preciso cozinhar mais tempo faça-o já com os papelotes entreabertos.
Sirva com batata e bróculos cozidos.

16 de março de 2011

Pasteis de Massa Tenra





Fiz recentemente um upgrade da minha cozinha com a aquisição da Bimby. Confesso que estava um pouco apreensiva, questionando se não seria mais um aparelho que iria ficar guardado num armário mais recôndito para ser usado meia dúzia de vezes no ano. Claro que depois de ver a demonstração seria impossível não reconsiderar todas as minhas dúvidas e acabei por me render. Em pouco mais de um mês comecei já a definir as tarefas da Bimby e as tarefas da Carla: a Carla faz os cozinhados lentos e suculentos, o estrugido/refogado lentamente apurado, provando daqui e dali, acrescentando mais uma pitada disto e daquilo ao sabor do aroma que se espalha pela casa. Aqueles pratos do coração, que nos acompanham desde a infância, que até já fazemos de olhos fechados  e que não imaginamos confeccionados doutra forma que não esta, pondo em cada pitada toda a nossa dedicação e o amor e carinho que temos a quem os vamos servir. A Bimby entra ao serviço nos dias de correria em que as refeições são simplificadas, tornando-as simples quando o não eram (puré de batata em pouco mais de 20 minutos, por exemplo) ou mais simples ainda (arroz branquinho e simples) e nos dias de festa em que o menu se quer aprumado, diminuindo o tempo de confecção e poupando-me à tarefa (para mim sempre fastidiosa) de mexer constantemente um molho ou um creme até que engrosse (grande inconveniente: farei mais vezes leite creme ao longo do ano...). Nesta refeição trabalharam a Bimby e a Carla. A Carla fez o recheio (na véspera para um empadão que teve também a ajuda da Bimby), estendeu e cortou a massa, recheou os pasteis e levou-os ao forno. A Bimby fez a massa e o bechamel.


Ingredientes:
Massa:
270 gr. de farinha
100 gr. de água
50 gr. de manteiga
20 gr. de banha (usei azeite)
Sal q.b.

Recheio:
2 lombos de pescada
1/2 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
100 gr. de espinafres
200 ml de leite
20 gr de farinha
Sal q.b.
Azeite q.b.
Temperos a gosto

Preparação:
A Massa:
Numa tigela coloque todos os ingredientes e trabalhe-a rapidamente até estar tudo bem ligado. Poderá usar a batedeira com as varas de espiral.
Deixe descansar por uma a duas horas.

Bimby:
No copo coloque a manteiga e o azeite. Programe 2 minutos/100º/velocidade 2.
Junte a água, a farinha e o sal. Misture. 20 minutos/vel. 6.
Deixe descansar por uma a duas horas.

O recheio:
Num tacho refogue em azeite, a cebola e o alho bem picadinhos, juntamente com o louro.
Acrescente o peixe e envolva no refogado, desfazendo-o em lascas (utilizei peixe já cozido), acrescente os espinafres e deixe que os aromas do refogado se envolvam. Reserve.
Prepare um molho bechamel light:
Dissolva a farinha num pouco de leite frio. Junte ao restante leite e leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Tempere a gosto.
Verta o creme sobre o peixe e envolva muito bem.

Bimby:
Deite o leite e a farinha no copo (juntei uma colher de sopa de azeite) e programe: 7minutos/90º/velocidade 4.

Entretanto estenda a massa com o auxilio de um rolo e corte rodelas de massa (usei um cortador/forma para rissóis).
No meio de cada rodela coloque 1 colher de chá mal cheia de recheio (dependendo do tamanho do pastel, mas não exagere porque os pasteis incham pela acção do calor e podem rebentar). Feche a rodela de massa comprimindo as bordas com os dedos molhados em água fria.

Disponha os pasteis num tabuleiro forrado com papel vegetal ou com um tapete de silicone.
Assam em forno pré-aquecido a 200º durante 15 a 20 minutos, virando-os a meio do tempo para que dourem de ambos os lados.
Sirva com salda a gosto.

9 de março de 2011

Açorda de Bacalhau e Grelos


Os desejos de açorda começaram aqui e ter-se-iam dado por satisfeitos se não tivesse a Mónica libertado todos os sabores e aromas desta açorda. Assim que a vi não descansei até ter a oportunidade de levar á mesa uma açorda de bacalhau.


Ingredientes:
250 gr. de bacalhau desfiado
180 gr. de pão rústico (utilizei também pão integral)
1 mão cheia de grelos
1 cebola pequena
5 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite q.b.
Sal q.b.


Preparação:
Coza o bacalhau em água fervente. Reserve água e bacalhau em separado.
Coza os grelos e escorra.
Fatie o pão e demolhe-o em água, usando parte da água de cozedura do bacalhau.
Num tacho faça um refogado com azeite abundante, a cebola e os alhos picados e o louro. Deixe a cebola amolecer e alourar, mas sem queimar.
Junte-lhe o bacalhau e envolva. Acrescente mais azeite se necessário.
Acrescente os grelos e envolva cuidadosamente no bacalhau.
Esprema o pão e esmigalhe-o com as mãos juntando-o, bem como à agua que largar, à mistura de bacalhau e grelos, rejeitando alguma codea dura.
Deixe cozinhar a açorda, acrescentado, a pouco e pouco, água de cozedura do bacalhau, mexendo sempre com a colher-de-pau, envolvendo até obter a consistência desejada. Eu gosto das açordas mais secas, perto da consistência do que para mim são as migas (deixando de parte discussões acerca do que sejam migas e açordas e sopas).
Desta receita não constam os ovos que tantas vezes são adicionados à açorda e nela envolvidos, porque não são do agradado de todos e para evitar o consumo em excesso dos ditos, mas para mim, não resisti em acrescentar um ovo escalfado.


28 de fevereiro de 2011

5 anos, 5 ingredientes - Perca grelhada com laranja


Ao festejar os 5 anos do "Cinco Quartos de Laranja", a Laranjinha lançou um desafio fantástico: cozinhar com 5 ingredientes. De inicio pensei que não seria tão difícil assim e comecei, de memória, a desfiar receitas atrás de receitas sem conseguir encontrar uma que encaixasse neste requisito: ou tinham de mais ou tinham de menos, sem que conseguisse alterá-las sem criar desiquilibrios de sabores. Até que surgiu uma e outra e mais uma e nisto tinha quase uma refeição completa confeccionada com pratos de 5 ingredientes. Claro que a laranja não poderia faltar. Uma coincidência feliz para as laranjas que abundam lá em casa. O prato escolhido para esta festa foi o peixe grelhado a lembrar os dias de sol que não tarda estão aí a convidar a refeições estivais.


Ingredientes (para 2 pessoas):
2 postas de perca
1 laranja
2 dentes de alho
Salsa
Sal
 
Preparação:
Pique os alhos juntamente com a salsa.
Parta a laranja a meio e reserve uma metade. à restante metade raspe a casca e misture nos alhos e salsa picados.
Num recipiente baixo coloque as postas de perca, tempere de sal e polvilhe com esta mistura. Esprema sobre elas  o sumo da meia laranja a que raspou a casca e reserve, tapado, no frigorífico, por cerca de 30 minutos.
Findo esse tempo ligue o forno na função grill (ou utilize outro tipo de grelhador), cubra a grelha com papel de alumínio e coloque as postas de peixe. Regue com o sumo da marinada e leve ao forno até dourar, tendo o cuidado de não deixar secar muito o peixe. Volte as postas e deixe dourar do outro lado.
Transfira o peixe para uma travessa de servir, rodeie com quartos de laranja cortados da metade que reservou e sirva com acompanhamento a gosto.
 
 
Dica: A função grill do forno é muito eficiente quer para grelhar carnes, quer para grelhar peixes. Temos apenas que ter em atenção o calor para que não seja excessivo e seque os alimentos. para que não haja muita sujidade, nem fumos ou cheiros, costumo cobrir a maior parte da grelha com papel de alumínio, que mesmo que rasgue um pouco vai agarrar a maior parte das gorduras ressequidas e por baixo da grelha coloco o tabuleiro do forno com água. Todos os líquidos (da marinada, por ex.) ou gorduras caem na água e não sujam nem o forno, nem o tabuleiro, bastando no fim uma lavagem com um pouco de detergente e esfregão verde para limpar tudo.

19 de janeiro de 2011

Crepe de Peixe e Bróculos



Ingredientes:
1 folha de crepe
1/2 robalo assado
Brócolos q.b. temperados em azeite e alho
1 colher de sopa rasa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
200 ml de leite
Sal
Noz moscada
Alho em pó

Preparação:
Ferva o leite e reserve.
Num tacho aqueça a manteiga e envolva a farinha.
Deite um pouco de leite e mexa rapidamente até ter sido todo absorvido pela farinha.
Vá repetindo esta operação até ter gasto cerca de metade do leite. Nessa altura junte o restante leite e vá mexendo com a colher de pau até obter um creme espesso. Tempere com sal, noz moscada e alho em pó e reserve.


Retire as espinhas e pele ao peixe e desfie. Corte os brócolos em pedaços pequenos. Misture o peixe e os brócolos e envolva no molho.
Coloque uma folha de crepe no prato e verta a mistura no meio, deixando livres as abas para fechar.

Sugestão: pode usar mais folhas de crepe e colocar 1 a 2 colheres da mistura fechando o crepe completamente, dobrando ponta sobre ponta e servir assim, ou passar em ovo e pão ralado e fritar com a abertura voltada para baixo. 

15 de dezembro de 2010

Do tacho para a frigideira - Peixe e legumes alourados


O peixe cozido tem sido um prato frequente ao jantar e das sobras dessa refeição nasceu mais um almoço rápido e nutritivo para um dia de trabalho.

Ingredientes:
Sobras de pescada cozida
1 batata cozida
1 cenoura cozida
100 gr de bróculos cozidos
1 ovo cozido
Azeite Selecionado Espiga q.b.
1 dente de alho

Preparação:
Numa frigideira aqueça o azeite com o alho esmagado (pode acrescentar uma folha de louro).
Junte a batata cortada em fatias grossas, a cenoura em cubos e os bróculos também partidos. Acrescente o peixe limpo de pele e espinhas e o ovo partido.
Envolva tudo e desligue quando as batas ganharem cor.
Embora não tivesse acrescentado qualquer tempero, uma pitada de pimenta ficaria bem e no momento de servir um pouco de salsa fresca picada daria um sabor agradável.

24 de novembro de 2010

Solha no forno com batata alourada e espargos verdes


Ingredientes:
2 solhas
2 batatas médias
1 molho de espargos verdes
1 cebola
1/2 pimento vermelho
Alho q.b.
1 limão
Salsa q.b.
Azeite q.b.


Preparação:
Com cerca de 2 horas de antecedência tempere as solhas com sal, sumo de limão, alhos laminados e salsa.
Entretanto, lave bem as batatas e coza-as em água e sal com a pele. Não deixe que se desfaçam. Retire-as da água, deixe arrefecer e corte-as em rodelas grossas.
Pré-aqueça o forno a 200º e prepare o tabuleiro para o assado: no centro do tabuleiro coloque a cebola cortada em meias luas grossas e o pimento em tiras. Sobre estes legumes pouse as solhas com  a barriga para baixo. Dos lados disponha  as batatas. Regue tudo com um golpe generoso de azeite e leve ao forno.  
Prepare os espargos e coza-os em água fervente temperada de sal durante 3 a 4 minutos. Reserve-os.
Vigie o peixe. Estando as batatas louras, volte-as e. Espalhe os espargos pelo tabuleiro e leve a acabar de assar.

3 de novembro de 2010

Sardinhas Fritas numa espécie de escabeche



Foi este post da Mónica que me aguçou o apetite para um escabeche. Este foi confeccionado num desses dias de Verão em que nos sentamos preguiçosamente à mesa, ao ar livre, e absorvemos todas as gotas de luz que caem sobre o rosto ao sol. Desse calor já nem vê-lo. Almoçaradas no terraço serão até para o ano. Mas o escabeche ... porque não repeti-lo em jeito de lembrança desses dias e de espera pelos que hão-de voltar?

Ingredientes:
Sardinhas q.b.
1 cebola
1 dente de alho
1 pimento vermelho
1 folha de louro
Farinha de milho q.b.
Azeite e óleo q.b.
Vinagre q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Utilizei sardinhas pequenas, mesmo ao jeito para fritar, que temperei de sal e embora o escabeche dispense esta operação, passei por farinha de milho e fritei numa mistura de azeite e óleo (para um verdadeiro escabeche não passe as sardinhas pela farinha e frite-as apenas em azeite, o qual há-de aproveitar para o passo seguinte). 
Reservei as sardinhas e preparei o molho de escabeche:
Parti a cebola em rodelas finas, o alho em lâminas e o pimento, limpo de sementes, em tiras.
Deitei um golpe generoso de azeite numa frigideira e em lume médio/brando fritei a cebola, juntamente com o alho, o pimento e a folha de louro, tendo o cuidado de não deixar queimar. 
Quando a cebola começou a amolecer juntei cerca de 1/8 de chávena de vinagre. Deixei levantar fervura e desliguei. 
Reguei as sardinhas com este molho e não resisti a comer uma ou duas. As restantes foram para o frigorífico, cobertas com película aderente e foram servidas como entrada no dia seguinte.

11 de outubro de 2010

Almoçar no Escritório - Peixe ao caril, com legumes e quinoa


Este é um caril improvisado, mas que dá um excelente resultado para uma refeição rápida. Um dos motivos  (entre vários) que me levou a deixar de almoçar fora foi precisamente o facto de ser raro conseguir comer peixe a não ser, muito de vez em quando, uns filetes ou uns carapaus com molho verde. Ou seja, além da raridade, nem muita variedade no peixe, nem muita variedade na confecção. Levando de casa (e tendo condições para almoçar no local de trabalho, como tenho) como mais vezes peixe, confeccionado das mais diversas maneiras e mais variedade de legumes e posso introduzir alimentos, como a quinoa, que não se encontram nos restaurantes e snacks. Se nada sobrar do jantar, há sempre 1001 maneiras de cozinhar pratos rápidos, saudáveis e saborosos. Este é um deles:

Ingredientes:
1 chávena de café de quinoa
1 lombo de pescada
1/4 de pimento
1 tomate pequeno
1/2 cebola
1 colher de chá de Sunkiss
1/2 copo de vinho branco
Água q.b.

Preparação.
Prepare a quinoa segundo instruções da embalagem e reserve.
Num recipiente refractário coloque a cebola partida em meias luas, o tomate e o pimento partido em cubos e pouse sobre esta cama de legumes o peixe.
Dissolva as especiarias em 1/2 copo de vinho e 1/2 copo de água.
Despeje sobre o peixe.
tape o recipiente com película aderente e leve ao microondas a 600w por cerca de 5 minutos.
Deixe repousar 2 minutos e verifique se os legumes e o peixe estão cozidos.
Misture a quinoa.

16 de setembro de 2010

Douradinhos mais saudáveis


Não é uma receita, como é óbvio, mas apenas uma dica.
Embora evite os fritos, pelas razões já de todos conhecidas, de vez em quando lá vêm eles para a mesa numa refeição mais simples e rápida. Normalmente guardo no congelador uma embalagem de bolinhos de bacalhau de boa qualidade (algumas marcas destes produtos são simplesmente para esquecer, em vez de bolinhos de bacalhau deveriam chamar-se bolinhos de batata com cheirinho a bacalhau) e uma de panadinhos de peixe, vulgo "douradinhos". 
Claro que a questão da fritura se resolve pela utilização do forno, mas a confecção torna-se mais demorada e dispendiosa, especialmente se estamos a falar em quantidades pequenas, por isso um dia destes em que queria aproveitar um par de douradinhos que ainda restava na embalagem para o almoço do dia seguinte, resolvi testar o micro-ondas para o efeito: douradinhos no prato, sem adição de qualquer gordura e 3 minutos em potência média, viramos os panadinhos e mais 3 minutos.
O resultado foi óptimo: ficaram suculentos e sem a gordura acrescida do óleo de fritar.

6 de setembro de 2010

Dourada no Forno com laranja


Mais uma vez a dourada. É o nosso peixe favorito, seja assado no forno ou na brasa. Desta vez, para ir dando vazão às muitas laranjas que por aqui ainda andam, foi ao forno em cama de laranja e legumes. A foto é que, enfim, não faz jus ao prato saboroso que saiu do forno, mas isto de fotografar peixe tem que se lhe diga, ai tem sim senhor. Para não desfear a fotógrafa vamos fingir que a douradinha era muito bonita ao natural mas não era muito fotogénica, está bem?

Ingredientes:
1 dourada
1 laranja
1 cebola
1 tomate maduro
rama de alho francês
1/2 copo de vinho branco
1 colher de café de massa de pimentão
3 dentes de alho
1 folhas de louro
Alho em pó q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.
Batatas q.b.

Preparação:
Acame no centro de um tabuleiro de forno ou de uma assadeira a cebola, o tomate, a rama do alho francês e 1/2 laranja, tudo cortado às rodelas.
Lave e descasque as batatas e corte-as em quartos. Distribua-as pelas bordas do tabuleiro e tempere-as de sal.
Dê um golpe em cada lado do lombo da dourada e em cada golpe nele coloque um dente de alho esmagado e na barriga mais um dente de alho e a folha de louro.
Faça uma marinada com o vinho, o sumo de 1/2 laranja, alho em pó e massa de pimentão. Tempere a dourada com sal e pouse-a sobre os legumes do tabuleiro. Regue com a marinada.
Leve a forno pré-aquecido a 180º e deixe assar, vigiando o molho para não secar. Se necessário acrescente água.
Sirva numa travessa rodeada das batatas e coberta pelos legumes.

30 de agosto de 2010

Peixe ao vapor em arroz de mariscos e legumes e mais um AC - Almoçar no Escritório


Esta refeição, tal como a apresento aqui, foi um improviso para um daqueles jantares em que não sabemos bem o que fazer e não planeamos nada. Utilizei peixe ultra-congelado (lombos de pescada) e cocktail de marisco também ultra-congelado. Do frio veio também o feijão verde (gosto sempre de ter uma embalagem no congelador daquele feijão verde curto e redondinho) e o pimento e a courgete, embora estes congelados em casa. Desnecessário será dizer que se a refeição ficou saborosíssima, teria ficado sensacional com ingredientes frescos. 
Quanto ao modo de cozedura do peixe, é uma forma que já uso faz algum tempo, que me permite poupar tempo, água, energia e tachos. Normalmente faço-o com arroz branco e tempero generosamente o peixe apenas com Ervas de Provença. Assim que a água do arroz começa a evaporar, pouso o peixe no próprio arroz e deixo cozinhar no calor do tacho. O peixe fica macio e as Ervas de Provença dão-lhe um excelente sabor e ao contrário do que possam pensar o arroz não fica a saber a peixe ou a Ervas de Provença. Neste caso, optei por temperar o peixe normalmente, com sal e sumo de limão, e acrescentei, no momento de o levar ao tacho, Oregãos da Serra de Tavira,  adquiridos aqui.
Pode optar por partir o peixe em pedaços e juntá-los na confecção do arroz, ou até dispensá-lo de todo, uma vez que este arroz, só por si, dá uma refeição. Sobrando têm aqui um óptimo Almoço de Escritório, de fazer crescer água na boca aos vossos colegas.

Ingredientes:
1 filete de peixe por pessoa (convém que seja alto, podem usar medalhões ou lombos de pescada ultra-congelados, como é o casos destes)
1 chávena de arroz
2 chávenas de água
1/2 embalagem de cocktail de marisco
1/2 courgete
50 gr de feijão verde
 1 cenoura
1/2 pimento
1 cebola
1 dente de alho
1 pedaço de chouriço
1 folha de louro
1 raminho de salsa
Malagueta seca
1 colher de café de açafrão
Limão
Sal q.b.

Preparação:
Descongele a mistura de marisco (utilizando o microondas se for na hora)
Tempere o peixe com sal e limão. Se utilizar peixe congelado, não precisa de descongelar previamente.
Parta a courgete em meias luas, o pimento em tiras e a cenoura em cubos. Prepare o feijão verde e corte em pedaços.
Pique a cebola, esmague o alho e corte o chouriço em cubos.
Pinte o fundo de um tacho largo com azeite. Refogue nele a cebola, o alho e o chouriço, juntando a folha de louro e uma ponta de malagueta seca.
Quando a cebola começar a ficar transparente junte o marisco e os legumes. Envolva. Vão largar alguma água, mas não se preocupe, deixe-os estufar um pouco nesse liquido.
Quando o liquido estiver quase totalmente evaporado, acrescente 2 chávenas de água quente.
Tempere de sal e junte o ramo de salsa.
Começando a água a ferver, acrescente o arroz. Mexa. Junte o açafrão e levantando fervura reduza o calor do fogão para o mínimo.
Começando a água a evaporar a ponto de ver os bagos do arroz, pouse com cuidado o peixe no próprio arroz e polvilhe com os oregãos.
Deixe acabar de cozinhar. Quando o arroz estiver pronto, também estará o peixe.

Aqui está a versão AC - Almoçar no Escritório:

27 de julho de 2010

Marmotinha de rabo na boca e Arroz de Ervilha de quebrar


Lá em casa o jantar de sexta-feira é, por norma, um jantar leve e é, por norma, peixe que se compra logo pela manhã na peixeira. É uma espécie de ritual, uma preparação para possíveis excessos de fim-de-semana. Assim, quando cheguei a casa lá estavam quatro marmotinhas no frigorífico, prontas a irem ao tacho em água a ferver na tradicional companhia da batata e legumes cozidos. Mas se o peixe cozido não é prato pelo qual morra de amores, embora por vezes saiba bem, há dias em que não apetece mesmo nada. E se não apetece e se é marmota e se é pequenina vêm logo à ideia aqueles peixinhos de rabo na boca a fritar na sertã (que desgraça, lá se vai o jejum estomacal!) e a acompanhar um arroz malandro à maneira. Tinha ainda no congelador, lado a lado com as favas, umas ervilhas de quebrar, que normalmente cozo e sirvo com azeite e alho, ainda crocantes, mas esta versão em arroz também me encantou pelo perfume que as ervilhas dão ao prato.

Ingredientes:
As marmotas:
4 marmotinhas
Farinha q.b.
Sal q.b.
Óleo q.b.


O arroz:
1 chávena de arroz
200 gr. de ervilhas de quebrar
1/2 cebola
1 tira de bacon
1 dente de alho
1 folha de louro
Azeite q.b.
Sal q.b.
Água q.b. (ou caldo de legumes)

Preparação:
Lave as ervilhas e retire o fio lateral.
De seguida, comece por confeccionar o arroz, fazendo um refogado, num tacho largo, com o azeite, o bacon partido em cubos, a cebola picada, o alho esmagado e a folha de louro.
Assim que a cebola começar a ficar transparente (tenha cuidado para o bacon não queimar) junte o arroz e envolva no refogado.
Acrescente a água, 3 a 4 medidas para 1 de arroz, e tempere de sal.
Deixe levantar fervura e reduza o calor do fogão para o mínimo.
Vá vigiando a acrescentando água (quente) se necessário.
Deixe ferver cinco minutos e junte as ervilhas.
Rectifique os temperos.
Quando estiver pronto o arroz, desligue o fogão e acrescente 1 chávena ade água bem fria. 
Entretanto já o peixe espera por acompanhar tão saboroso arroz: temperado de sal e presa a cauda na boca, foi passado por farinha e levado à sertã a fritar.

26 de maio de 2010

Paté de Sardinha



Quando vi esta receita de paté de sardinha na cozinha da Elvira não resisti em experimentar e logo no fim-de-semana seguinte foi a entrada que servi no almoço de Domingo. Ficou simplesmente delicioso.

Ingredientes:
100 gr. de manteiga com sal à temperatura ambiente (utilizei apenas 80 gr.)
1 colher de chá de concentrado de tomate
1 lata de sardinhas de conserva em azeite
Whisky
1 pitada de malagueta moída
Salsa picada q.b.
Sal q.b.
Pimenta moída no momento q.b. (não usei)

Preparação:
Escorra a lata de sardinhas.
Coloque a manteiga cortada em pedaços, a pasta de tomate e as sardinhas no copo da varinha mágica.
Acrescente o whisky, a malagueta, o sal e a pimenta.
Triture tudo até obter uma pasta homogénea.
Adicione parte da salsa e misture com um garfo.
Acondicione o paté em tacinhas ou ramequins e alise com um garfo.
Polvilhe com a restante salsa.
Cubra  com película aderente e leve ao frigorífico, retirando 10 a 15 minutos antes de servir.

17 de maio de 2010

Almoçar no escritório - Peixe salteado com migas


Já uma vez aqui comentei que preparo os meus almoços nos dias de trabalho. Por vezes resumem-se a uma sopa, outras vezes são as sobras do jantar simplesmente aquecidas, outras vezes "recicladas" e outras vezes são refeições preparadas propositadamente. Seja como for, procuro incluir sempre muitos legumes e variar nos ingredientes tanto quanto possível, embora haja sempre um outro que se vai repetindo. 
A proposta que se segue é uma reciclagem de umas sobras de peixe cozido.

Ingredientes (para 1 refeição):
1 posta de peixe cozido
1 batata cozida
4 cogumelos brancos
5 tomates-cereja
1/2 cebola
1 dente de alho
1 fatia de pão (um canto rejeitado de um pão de cereais feito na MFP)
Azeite q.b.
Oregãos
Sal aromatizado com tomate seco

Parta os cogumelos em fatias finas e a batata em pequenos cubos.
Retire a pele e espinhas do peixe.
Parta os tomates em metades.
Numa frigideira deite um fio de azeite, o alho bem picadinho e a cebola igualmente picada.
Vá mexendo até a cebola estar bem embebida no azeite. Acrescente os cogumelos partidos em fatias finas, a batata em cubos e o peixe. Vá envolvendo, deixando alourar.
Entretanto, molhe o pão em água. Retire-o e esprema bem. Esfarele-o sobre o salteado.
Continue a mexer envolvendo. Deixe tostar um pouco e acrescente os tomates. 
Tempere com sal aromatizado e oregãos.
Deixe arrefecer e guarde num recipiente próprio para o microondas.
No dia seguinte é só aquecer. Não se esqueça de levar uma peça de fruta para a sobremesa e de beber muita água durante o dia.

Dicas: os cogumelos não são um ingrediente habitual nas refeições lá de casa. De vez em quando lá os incluo num estufado ou num arroz malandro ou então numa salada como esta. No entanto, quer seja em lata, quer sejam frescos sobram sempre. Quando utilizo os de lata verto o restante conteúdo para um frasco de vidro, quando os compro frescos preparo-os, limpando e retirando os pés e levo a ferver cobertos de água com sumo de um limão. Deixo arrefecer no tacho e depois guardo - cogumelos e liquido respectivo - num frasco esterilizado.

14 de maio de 2010

Medalhões de pescada no forno com legumes e molho de coentros


Hoje trago mais uma receita saudável adaptada do livro "Receitas para viver melhor lidando com o Colesterol".
A receita original apresenta uns filetes enrolados. Como não tinha filetes, optei por uns medalhões de pescada que é coisa que tenho sempre no congelador para uma refeição mais rápida.

Ingredientes (para 2 doses):
2 medalhões de pescada
1 cenoura
1 cebola
1 tomate
1 alho francês
0,4 dl de leite
1 colher de sopa de farinha Maizena
Coentros q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b. (cá em casa substituímos sempre a pimenta por piri-piri)
1 folha de louro
1 dente de alho

Preparação:
Tempere os medalhões com sal e pimenta a gosto e deixe marinar no leite, juntamente com o alho e o louro, durante 20 a 30 minutos.
Entretanto ao forno leve uma assadeira com a cebola cortada em meias luas, a cenoura às rodelas, o alho francês em tiras (a parte branca do talo) e o tomate em pedaços e sem sementes, tudo regado com um fio de azeite.
Acrescente o peixe, regue com a marinada e deixe assar.
Quando estiver pronto recolha o suco do assado para um tachinho e acrescente leite até perfazer 0,4dl de líquido (reserve um pouco para dissolver a farinha e, uma vez dissolvida, junte-a de novo ao líquido para o molho). Deixe ferver em lume brando mexendo sempre até engrossar. Acrescente os coentros e regue o peixe com este molho.

29 de abril de 2010

Bolo Salgado de Salmão


Como já aqui tinha dito da receita para a minha participação no "Delicias e Talentos" sobrou salmão com o qual preparei um bolo salgado. Pois bem, aqui está ele:

Ingredientes:
2 ovos
2 chávenas de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
3/4 chávena de leite
30 gr de azeite + azeite para alourar
1 colher de chá de massa de pimentão
1/2 cebola
1/4 couve flor cozida
1/2 courgette
Tomate cereja
1 1/2  Filete de Salmão (utilizei cerca de 1/4 de filete de salmão assado que sobrou daqui e 1 filete inteiro que cozi em água e sal)
Cebolinho q.b.

Numa frigideira aloure no azeite a cebola picada, a pele da courgette cortada em pedaços pequenos e a couve-flor bem partidinha.
Entretanto bata os ovos e junte a massa de pimentão. Bata novamente até misturar muito bem. Acrescente ao azeite e a farinha peneirada com o fermento. Envolva. Acrescente o leite e mexa até ter uma massa bem incorporada.
Desfaça o salmão com a ajuda de um garfo.
No fundo de uma forma anti aderente coloque 3/4 do preparado de legumes. Por cima coloque uns fios de cebolinho inteiros.
Os restantes legumes misture com o salmão e acrescente à massa. Envolva e verta na forma.
Vai ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos, findos os quais deve baixar o calor para os 160º até o bolo acabar de cozer.
Vai uma fatia?

20 de abril de 2010

Macarronete com Salmão e Espargos ao molho crocante de amêndoa e laranja



O salmão não entra muito na minha mesa, especialmente se confeccionado de outra forma que não seja grelhado e bem temperado com sumo de limão. O salmão é mais gordo e tem um sabor mais acentuado que outros peixes de carne branca, daí que a vista de uma refeição deste peixe riquissimo em Omega 3 gere, lá em casa, uma resistência fortissima. Mas de vez em quando temos que variar um bocadinho e lá tenta vir o salmão para a mesa. 
Tinha dois filetes no congelador, comprados num daqueles momentos em que decido que hei-de passar a comer mais peixe que carne. A intenção foi boa, mas os filetes lá foram ficando até ter compreendido que não ía ser  ultrapassada a tal resistência ao salmão e acabei de o cozinhar só para mim. Deu origem a uma refeição e um bolo salgado que colocarei aqui mais tarde.
O primeiro prato foi este, um macarronete com salmão e espargos e molho crocante: 

Ingredientes (para 1 pessoa):
Macarronete q.b.
1 filete de salmão
Sal q.b.
Manteiga q.b.
1 raminho de salsa
1 laranja
1 pontinha de malagueta seca
3 espargos verdes frescos

Para o molho:
1/2 laranja (raspas e sumo)
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de amêndoa
2 colheres de sopa de queijo ralado
2 colheres de sopa de Licor de Laranja
Sal e Pimenta q.b.

Pré-aqueça o forno a 200º.
Tempere o salmão com o sal, a malagueta, salsa e a laranja cortada às rodelas.
Deixe marinar pelo menos durante 30 minutos.

Coza o macarronete em água fervente com sal e um fio de azeite
Prepare os espargos cortando os caules por onde se mostrem  maleáveis e raspando os caules para retirar as fibras lenhosas.
Ponha uma panela onde os mesmos caibam com água e sal ao lume e quando ferver coloque os espargos. Deixe cozer por  3 minutos, não mais.

Pouse o salmão num tabuleiro e coloque sobre ele pedacinhos de manteiga e salsa.
Leve ao forno a assar até dourar. Vire o salmão e proceda da mesma forma.

Entretanto prepare o molho: deite todos os ingredientes no liquificador e misture muito bem.
Para o molho utilizei amêndoa laminada e um licor de laranja à base de Rum vindo da Venezuela.

Agora vamos empratar e comer:
Corte as pontas dos espargos e os caules em toquinhos. Desfaça o salmão. Misture na massa já escorrida e regue com o molho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...