31 de agosto de 2013

Projecto marmita - Semana 32

Domingo, além da sopa do costume, cozi dois ovos e alguns brócolos a mais. Também o tofu foi preparado para servir 2 marmitas. Assim consegue-se ir gerindo o tempo e as sobras dos jantares da semana e preparar a marmita deixa de ser uma dor de cabeça. Este “adiantamento” foi uma preciosa ajuda para a marmita de quarta-feira, já que na terça cheguei bastante tarde a casa, por isso foi mesmo procurar o que havia no frigorifico e juntar numa marmita saudável. Vale também aquilo o que podemos congelar. Convém, no entanto, fazer uma gestão criteriosa do congelador para consumirmos dentro de um prazo razoável, sob pena de se irem perdendo alguns sabores com a congelação.

 

Segunda-feira:
Almoço: Sopa de brócolos. Salada de beterraba assada, laranja, rúcula e tofu grelhado, temperada com azeite, sumo de laranja e hortelã. – O tofu também foi temperado numa marinada com sumo de laranja e hortelã e a beterraba assada, embrulhada em papel de lauminio, juntamente com um dente de alho esmagado, flor de sal e um fio de azeite.
Lanches: 2 abrunhos, 1 pêra, 2 fatias de pão de mistura e 1 iogurte magro. Chá de cavalinha.

 


Terça-feira
Almoço: Sopa de brócolos. Salteado de acelgas, cenoura, cebola roxa e amêndoas com ovo cozido.
Lanches: 2 abrunhos, 1 pêra, 2 fatias de pão de mistura e 1 iogurte magro. Chá de cavalinha.

 

Quarta-feira

Marmita feita à pressa com ingredientes já preparados que tinha no frigorífico:
Almoço: Creme de legumes. Salada de brócolos, tomate cereja e tofu grelhado.
Lanches: 2 abrunhos, 1 pêra, 2 fatias de pão de mistura e 1 iogurte magro.

 

Quinta-feira

Almoço: sem marmita
Lanches: 1 pêra, 1 kiwi, 2 fatias de pão de mistura e 1 iogurte natural.

Sexta-feira

Almoço: Creme de favas. 2 croquetes e salada (alface, milho, tomate, pepino e couve roxa)
Mais: 2 abrunhos, 1 maçã, 1 pão de passas e 1 iogurte natural.

30 de agosto de 2013

Quem quer uns olhos bonitos?

 
Quem é que não  se lembra da estória dos coelhos com olhos bonitos porque comiam muitas cenouras? E assim lá se convenciam as criancinhas a comer cenouras para ficarem também com uns olhos bonitos. É que os carotenos da cenoura são transformados no nosso organismo em vitamina A, que traz benefícios à nossa visão. Por outro lado o betacaroteno, potencia o bronzeado ao mesmo tempo que ajuda a proteger a pele. Só vantagens, não é? Por isso, mesmo com o Verão a chegar ao fim, aqui fica um saudável néctar de cenoura, que vou oferecer aos blogues "Tertúlia da Susy" e "Fornadas de Miminhos" e, assim, participar na iniciativa da Susy "A escolha do ingrediente", que fez este mês a sua 5ª edição com o ingrediente: cenoura
 
Néctar de Cenoura
(Fonte: Livro Base Bimby)
Ingredientes:
2 cenouras
1/2 limão descascado e sem pevides
0,5 lt de água fria
Açúcar ou outro adoçante a gosto (opcional)
Pedras de gelo

Preparação:
No copo da Bimby coloque as cenouras descascadas (se forem de origem biológica pode manter a casca) e triture 7seg/vel5.
Junte o limão, o açúcar/adoçante e a água e programe 2 min./vel.9.
Sirva de imediato com algumas pedras de gelo.

29 de agosto de 2013

Instantâneos de Verão II + Um batido de gelado e tomilho

 
Num dia que começou chuvoso, sem grandes perspectivas de praia, rumamos a Ponte de Lima. Sem necessidade de dizer o quanto esta vila merece uma visita, vale ainda pelo Festival Internacional de Jardins que vem realizando todos os anos. Esta edição, que já é a 9ª, teve por tema "Jardim dos Sentidos" e faz-nos dar largas à imaginação. Entrar em mundos imaginários, onde as plantas são rainhas, no chão, suspensas, ordenadas, desordenadas. Não é suficiente caminhar, espreitar, ver, cheirar. Há cd`s a lembrar que também um jardim se faz de sons, há espelhos, há água, há flores gigantes imaginárias, há pássaros de papel que parecem voar.
 












 
 
E no regresso a casa de um dia que começou chuvoso e acabou num azul esplendoroso só uma bebida bem fresca para
 
Ingredientes:
1 copo de leite
1 ramo de tomilho
1 bola de gelado de pêssego


Preparação:
Coloque o leite num tachinho com o ramo de tomilho e leve a lume médio até levantar fervura.
Desligue e deixe arrefecer completamente, deixando o tomilho em infusão.
Retire o tomilho e misture a bola de gelado e o leite no liquidificador.

27 de agosto de 2013

4 anos, uma breve reflexão e uma fatia de bolo de cenoura



Sim, 4 anos de blogue. O tempo passa depressa, é, por vezes, uma corrente de ar, ora mansa, ora turbulenta, que nos deixa sempre pasmados quando olhamos para trás e contamos os anos das nossas vidas, dos nossos acontecimentos.
Do blogue já conto 4 anos, até à data sem festejos, porque o tal vento passa de tal modo que quando dava por ela, já lhe contava mais um ano, mas hoje não é assim. Hoje merece uma pequena atenção. Especialmente por todos quantos aqui têm passado, deixando comentários ou não, passando como quem vê uma montra e avançando para a seguinte ou entrando e observado atentamente. Merece atenção porque este pequeno espaço se transformou em mais um lugar da minha vida, que este ano vem marcando um passo mais vagaroso, mas não por esquecimento e para que saibam que não estão esquecidos todos os dias e todas as semanas lá vêm as marmitas, que, sem imaginar que viesse a acontecer, ganharam vida própria dentro do blogue, o que não deixa de ser uma consequência natural da minha relação com a comida. Comemos todos os dias, gosto de comer, gosto de comer bem e gosto de cozinhar, por isso somando tudo, o resultado é o que está á vista e...o que virá mais.
Este ano tem sido um ano estranho, marcado por ventos de mudança na profissão, que ainda não sei se bons, se maus. Por um convite surpreendente, um desafio, que ainda não deu os seus frutos, mas do qual vos falarei mais tarde. Marcado por momentos pessoais muito felizes e outros muito tristes, o que tem tornado difícil gerir emoções e tempos para todas as coisas que me preenchem. Valem-me as pessoas que me arrancam sorrisos e essa pessoa em particular que me ampara todos as alegrias, tristezas, frustrações, oferecendo-me o ombro quando o dia é de lágrimas ou fazendo-me rir e desanuviar as nuvens mais cinzentas.
Por isso, hoje, 27 de Agosto de 2013, tornou-se urgente festejar.
Parabéns ao blogue, a todos os meus visitantes e seguidores e a todas "as minhas pessoas" que, perto ou longe, ausentes ou presentes, sempre me acompanham!



Bolo de cenoura
(Fonte: Curso de Cozinha e Doçaria I - Segredos d`Avó)
Ingredientes:
5 ovos
200 gr. de açúcar
100 gr. de farinha
30 gr. de óleo vegetal (girassol)
200 gr. de cenoura cozida, escorrida e ralada
20 gr. de fermento para bolos

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Misture todos os ingredientes numa taça, pela ordem indicada, mexendo com a colher de pau até obter uma massa homogénea e lisa, fazendo algumas bolhas.
Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha ou unte com spray (Espiga) e leve ao forno já quente até cozer. Durante os primeiros 20 minutos não abra a porta do forno uma vez que o bolo está a crescer, a partir daí conte mais 20 minutos, podendo descer a temperatura do forno para 170º se o bolo estiver a ficar escuro 8que é como gostamos lá em casa)



Coberturas (opcional)(utilizei só para a fatia da foto):
Glacé de laranja e gengibre:
Ingredientes:
1 e 1/4 colher de sopa de sumo de laranja
1 pitada de gengibre em pó (menos de uma colher de café
65 gr. de açúcar em pó
Preparação:
Misture todos os ingredientes num taça pequena e deite sobro o bolo/fatia.
Se quiser uma cobertura mais espessa use apenas uma colher de sumo, se quiser uma cobertura mais liquida acrescente sumo.
Cobertura de Chocolate:
Ingredientes:
4 quadrados de chocolate de culinária (usei Nestlé)
Preparação:
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e mexa até estar bem brilhante.
Com a ajuda de uma colher de chá verta desenhando fios sobre o bolo/fatia.

 

23 de agosto de 2013

Projecto Marmita - Semana 31


Segunda-feira:

Almoço: Sopa Juliana. Salada de rúcula, presunto e figos grelhados com vinagrete de balsâmico, uma das minhas saladas preferidas na época dos figos.

Lanches: melancia, gelatina caseira de morango, 1 pão de espelta e 1 iogurte magro. Chá verde.



Terça-feira e quarta-feira foram dias sem marmita

 

Quinta-feira

Almoço: Creme de legumes. Sandes aberta de carne assada, alface, tomate e pesto com salada de rúcula e melancia com cebolinho. O pesto sabe a Verão, a frescura

Lanches: 2 pêras D. Joaquina, 1 gelatina caseira, 1 pão de mistura e 1 iogurte natural.


 
 
 
 
Sexta-feira

Almoço: Creme de favas. Lombinhos estufados com puré de ervilhas. Uma marmita cheia de força e sabor. Boa para reconfortar os dias mais frios mesmo que se transformem em tarde quentes e solarengas.

Lanches: 1 kiwi, uvas, 1 pão de mistura e 1 iogurte natural

19 de agosto de 2013

Singela tarte de ameixa


Esta pequena delicia tão simples é apenas uma variação destas maçãs em massa folhada. É uma receita rápida e que é apreciada por todos quanto a têm experimentado. Em formas de tarte ou a massa simplesmente recheada e fechada em triângulo ou em quadrado, pode ser servida fria ou morna na companhia de uma bola de gelado.
Quando as primeiras ameixas entraram na minha cozinha como uma dádiva, sabia exactamente que destinos lhes reservava e um deles foi mais uma destas singelas tartes.
 
 
 
(para 6 doses)
Ingredientes:
1 embalagem de quadrados de massa folhada
6 ameixas vermelhas
4 colheres de sopa de açúcar (mais ou menos dependendo da doçura da ameixa)
2 colheres de sopa de Maizena

Preparação:
Numa tigela pequena misture o açúcar e a farinha com a ajuda de um garfo. Reserve.
Corte as ameixas a meio e rode cada uma das metades para lados opostos, até as separar. Retire o caroço e corte cada ameixa em cubos pequenos.
Forre forminhas com os quadrados de massa folhada, sem retirar o papel vegetal respectivo. Se as formas forem pequenas dê forma ondulada à massa.
Distribua os pedaços de ameixa pelas formas e polvilhe com um pouco da mistura de farinha e açúcar.
Leve a assar a forno pré-aquecido a 180º até a massa dourar (cerca de 15 a 20 minutos).

16 de agosto de 2013

Instantâneos de Verão I

Curtas. Sempre curtas as férias. Este ano ficamo-nos por cá. Umas férias em modo simples, aproveitando todos os momentos de sol que pudemos, até a cozinha se fez assim, cheia de coisas simples e práticas, mas tão boas. De resto, ver e rever lugares também fez parte dos nossos dias.





 
E as MARMITAS regressam em cheio, claro.
Hoje da ementa constou:
Entrada: Creme de favas com chouriço de porco preto
Prato principal: Arroz de frango no forno com salada de tomate e rúcula, polvilhada com sementes de sésamo e temperada com um fio de azeite e vinagre de ameixa.
Sobremesa: gelatina caseira de morango
Para os lanches: 1 pão de girassol, 2 pêras D. Joaquina e 1 iogurte natural.
 
E agora, tão depressa chego de férias, como já vos estou a desejar um bom fim-de-semana.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...