30 de março de 2013

Projecto Marmita - Semana 13/2013


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de espelta e laranja
Sopa de alface + Salada de tofu marinado em iogurte com legumes
1º – Manga
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta e laranja
Terça-feira
1 maçã + ½ pão de cereais
Sopa de alface +  Salteado de legumes e atum com puré de batata
1º – manga e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1/2 fatia de pão de cereais
Quarta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de centeio
Creme de couve-flor + wrap de atum, com tomate cereja
1º – 1 kiwi e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de centeio
Quinta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de mistura
Sopa reconfortante + Salada de curgete, cenoura, couve, maçã, passas e frango grelhado
1º – 1 tangerina e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Sexta-feira
***
***
***


Esta semana foi assim:
Segunda-feira: Salada de tofu marinado em iogurte com legumes salteados:
1 bloco de tofu preparado segundo as instruções da embalagem
½ limão
1 dente de alho
1 iogurte natural
½ curgete
Grelos salteados (sobra do almoço de domingo)
Tomate cereja q.b.
Becel liquida
Sal q.b.
Corte o tofu em quadrados pequenos, coloque num recipiente, regue com o sumo de limão, polvilhe com o alho picado e regue com o iogurte. Deixe a marinar, tapado, no frigorífico durante umas horas. ´
Numa frigideira quente deite um pouco de Becel liquida e a curgete cortada em cubos. Deixe alourar um pouco e acrescente os grelos e o tofu com a sua marinada. Aloura em lume médio, mexendo de vez em quando até o iogurte desaparecer.
Terça-feira: Mais uma sobra – o puré de batata – a que juntei um salteado de cebola, curgete e atum ao natural. Como não sou muito fã de atum enlatado esta mistura deu para dividir por 2 marmitas.
Quarta-feira: o restante salteado de atum, juntamente com 2 folhas de alface, serviu para rechear uma tortilha, que foi acompanhada de alguns tomates cereja cortados em metades e temperados com azeite e oregãos.
Quinta-feira: às tirinhas de frango grelhado do jantar do dia anterior juntei curgete e cenoura raladas, couve branca cortada em juliana, fatias finas de maçã fuji e uvas passas. Temperei na hora de almoçar com um vinagrete simples.

Sopas da semana: sopa de alface, creme de couve flor (receita na página "As receitas da marmita e “sopa reconfortante”. Fruta, pães variados para os lanches e, claro, umas amêndoas. Iogurte natural. Chás diversos.

Uma boa Páscoa!

27 de março de 2013

Era uma vez uma cozinheira ...



 
Era uma vez uma cozinheira ... que, como qualquer outra cozinheira, tinha os seus dias de preguiçosa e trapalhona. Não sabia explicar esse fenómeno, mas era mesmo assim: se às vezes saíam da sua cozinha refeições maravilhosas, outras vezes era quase um desastre, já para não falar nos dias de desastre total.
Ora, certo dia apeteceu-lhe um estufado de legumes. Uma refeição simples, saborosa e rápida. Quando abriu o armário e começou a recolher os ingredientes deparou-se com uma caixa de tofu e pensou para com os seus botões: "E porque não?" e lá juntou o tofu ao milho e aos cogumelos e aos espinafres. Já estava mesmo a antever o resultado final. "Um espectáculo!".
Nisto, lá do meio da bancada da cozinha, a Bimby piscou-lhe o olho: "Ó cozinheira trapalhona, olha que aqui é que esse estufadinho fica bom. É só juntares tudo no meu copo, que eu faço o trabalho todo num abrir e fechar de olhos, enquanto te sentas refestelada a ver um filme na TV." E a cozinheira, que até gostava da Bimby, mas não dispensava os seus tachos e panelas, primeiro pareceu-lhe que aquele convite súbito trazia água no bico, mas depois a imagem do sofá pareceu-lhe tão agradável que cedeu à tentação. E assim fez. Entregou o trabalho á Bimby e foi-se sentar no sofá, só regressando a cozinha quando o robot apitou. O cheirinho do estufado enchia a cozinha, mas quando abriu a tampa, ai que desgraça, que não era nada assim que deveria ficar, mas então, cozinheira preguiçosa, quem te mandou deixar a cozinha "ao Deus dará", não sabias que tinhas que vigiar na mesma, acrescentar água para manter calda e o tofu, tão sensível foste juntá-lo logo no inicio? Claro que se desfez todo. Ai, ai...e agora? Bem, agora o que valia à cozinheira é que ela era imaginativa. Guardou aquela mistura em dois recipientes plásticos e congelou. Ideias não lhe faltariam para dar uso àquele quase desastre culinário e foi assim que nasceu esta lasanha vegetariana.
A restante mistura ainda descansa no congelador, mas tenho a certeza que brevemente vai transformar-se numa saborosa novidade.


Ingredientes:
Recheio:
1 cebola
1 dente de alho
1/2 lata de milho doce
1/2 lata de cogumelos
100 gr. de espinafres
1 bloco de tofu
Azeite q.b.
Àgua q.b.
Sal q.b.
Bechamel:
150ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
15 gr de farinha
1 colher de café de açafroa
"Lasanha":
1 curgete
Azeite q.b.

Preparação:
Recheio
Bimby:
Descasque a cebola e corte em quartos.
Esmague e pele o alho.
Coloque estes ingredientes no copo da bimby, juntamente com um fio de azeite e triture: 5seg./vel.5.
Baixe os resíduos que ficaram na parede do copo com a espátula e refogue: 100º/5min./vel. 1.
Junte 2 medidas do copo da bimby de água quente, os restantes ingredientes e 1 pitada de sal. Programe 100º/30 min./colher inversa/vel.1. Nota: se quiser fazer uma refeição mais aprimorada junte o tofu apenas a 5 minutos do fim e a meio do tempo acrescente água para que fique um estufado com calda.
Tradicional:
Descasque a cebola e corte em meias luas. Descasque e pique o alho.
Leve a cebola e o alho a refogar em azeite até a cebola quebrar.
Junte o milho, os cogumelos e os espinafres. Envolva e junte 1 chávena de água.
Deixe cozer em  lume médio, acrescentando água se necessário, durante 30 minutos, acrescentando o tofu a 5 minutos do final.
O béchamel:
Bimby:
Coloque todos os ingredientes no copo limpo e programe 6 min./90º/vel. 2.
Reserve.
Tradicional:
Ferva o leite e reserve.
Leve a manteiga a derreter num tacho pequeno e acrescente a farinha mexendo até estar completamente envolvida na manteiga (a esta mistura chamamos "roux").
Verta o leite, pouco a pouco, sobre o roux mexendo bem entre cada adição até cada porção de leite estar bem incorporada.
Quando tiver utilizado cerca de metade da quantidade do leite, verta a restante metade de uma só vez e vá mexendo em lume brando até engrossar.
Não deve ferver para não encaroçar, mas se isso acontecer passe a varinha mágica pelo creme.
Reserve.
A Lasanha:
Corte a curgete no sentido do comprimento em fatias finas.
Leve a grelhar, de ambos os lados, numa frigideira untada com azeite até as fatias amolecerem.

Montagem:
Unte uma assadeira ou pirex pequeno com azeite.
Cubra o fundo com 2 ou 3 fatias de curgete (consoante a largura do pirex).
Deite metade da mistura de legumes e tofu e, de seguida, metade do molho béchamel.
Repita as camadas: fatias de curgete, mistura de legumes e tofu, novamente fatias de curgete e o restante molho.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º para gratinar.

22 de março de 2013

Projecto marmita - Semana 12/2013


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de espelta e laranja
Sopa de agrião + Penne com legumes salteados e frango assado e salada de alface e laranja
1º – Manga e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta e laranja
Terça-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de espelta e laranja
Sopa de agrião +  Penne com curgete assada, laranja e presunto
1º – 1 tangerina e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta e laranja
Quarta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de espelta e laranja
***
1º – 1 tangerina e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta e laranja
Quinta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de espelta e laranja
Sopa reconfortante+ Lulas estufadas com puré de batata
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta e laranja
Sexta-feira
1 banana + 1 fatia de pão de espelta e laranja
Sopa reconfortante+ Lulas estufadas com massa
1º – 1 tangerina e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta e laranja


Embora tenha por hábito preparar parte das marmitas durante o fim-de-semana, nem sempre o tempo ou a vontade o permitem. Então, para escolho apenas 1 ou 2 coisas simples para fazer. Este fim-de-semana foi o que aconteceu. Com o forno a uso, mas sem vontade de descascar uma quantidade de legumes, rendi-me a 2 curgetes, cortei-as em pedaços regulares, coloquei num tabuleiro e temperei com um fio de azeite, sal aromatizado com tomate seco e uns raminhos de tomilho. Levei ao forno até tostar ligeiramente (aconselho a colocar uma folha de papel vegetal no fundo do tabuleiro, para que não pegue). Fiz também um pão na MFP. Achei que era o dia ideal para a deixar fazer o trabalho todo. Pela primeira vez orientei-me pelas pobres receitas do livro de instruções da máquina e o resultado foi positivo. No congelador estavam as sobras do jantar de sexta – lulas estufadas, que davam para 2 refeições e puré de batata, por isso, duas marmitas já estavam programadas.
Segunda-feira: recorri ao congelador e retirei uma dose de penne com legumes salteados e frango assado (sim, massa congelada, quem diria que ficava bem? O truque é cozer al dente)  Terça-feira: De novo uma dose de massa congelada (ganhei-lhe o gosto, que querem?), a que juntei os gomos de uma laranja pequena, parte da curgete assada no domingo e 2 fatias de presunto Quarta-feira: fingi que estava de férias e alarguei um bocadinho a minha hora de almoço para uma refeição inspiradora com vistas para o Douro Quinta-feira: as lulas congeladas e o puré fizeram uma refeição deliciosa. O puré larga um pouco de água no fundo, mas é muito pouco e retira facilmente Sexta-feira: o restante das lulas com massa (congelada, claro).
Sopas da semana: sopa de agrião e “sopa reconfortante”. Fruta, pão de espelta, laranja, endro e mel para os lanches. Iogurte natural. Chás diversos.

Da minha cozinha têm saído algumas coisas  saborosas que estão em fila de espera para serem publicadas aqui, mas o tempo tem sido dedicado a um novo projecto que em breve irei dar a conhecer. Aguardem novidades!

Bom fim-de-semana!

16 de março de 2013

Projecto Marmita - Semana 11/2013


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 pêra + 1 fatia de fogaça
Sopa de espinafres + Peixe com legumes alourados
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de fogaça
Terça-feira
1 maçã + 1 fatia de fogaça
Sopa de espinafres +  Mimo de pescada salteado com ovo e brócolos
1º – 1 kiwi e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de fogaça
Quarta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de mistura
Sopa de espinafres + Massa à bolonhesa  com legumes
1º – 1 maçã e kefir
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Quinta-feira
1 kiwi + 1 fatia de pão de mistura
Sopa de brócolos + Lasanha (falsa) vegetariana com salada de tomate e rúcula
1º – Morangos e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Sexta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de girassol
Sopa de brócolos + Lasanha (falsa) vegetariana e alface
1º – 1 kiwi e  kefir
2º - Chá + 1 fatia de pão de girassol


Tempo de ir gastando o que está no congelador, por isso no fim-de-semana, além da sopa de domingo, aproveitei para cozer um molho de brócolos, 1 mimo de pescada e 1 ovo.
Segunda-feira: Peixe com legumes alourados (dose guardada no congelador) Terça-feira: salteei o mimo de pescada com os brócolos e o ovo, Quarta-feira mais uma ida ao congelador para trazer massa com bolonhesa e legumes. Quinta-feira: uma inovação. De um estufado de legumes e tofu que não correu como devia nasceu uma lasanha fingida em que substituí a massa por fatias de curgete grelhadas. Acompanhou com salada de rúcula e tomate-cereja. Ainda resta no congelador outra dose desse estufado para outra receita. Sexta-feira: a segunda fatia da lasanha com alface ripada.
Sopas da semana: sopa de espinafres e sopa de brócolos. Fruta da época (e não só: morangos), fogaça caseira e pães variados para os lanches. Kefir e iogurte natural. Chás diversos.

14 de março de 2013

Palavras que são imagens ou imagens que são palavras



 As palavras lêem-se e vêem-se, gritam-se, cantam-se. Brincamos com elas. Compomos anagramas. Cruzámo-las. 
Num dos meus livros de leitura, não sei se ainda da escola primária ou de outra fase mais avançada na escola, aparecia um texto que era também um desenho.
As letras sempre me fascinaram, aprender a ler foi uma aventura maravilhosa que nunca pus de lado e aquele texto, que era um desenho de palavras, ficou gravado na minha memória. Com o tempo perdi-lhe as palavras e até a forma, mas a imagem de um texto diferente gravada no papel nunca desapareceu. Era um poema que era um desenho ou um desenho que era um poema.
Anos mais tarde soube que era "poesia experimental". Um movimento de vanguarda no seu tempo, mas que acabou por cair no esquecimento e se não fosse a exposição "O Experimentalismo em Português entre 1964 e 1980", patente ao público em 1999 no Museu da Fundação de Serralves, não teria tido o privilégio de trazer de volta essa memória e de aprender mais um pouco "destas coisas" das letras e das palavras.

O meu convidado é um poema de Salette Tavares: "Aranha":



E depois de tal emaranhado que tal uma fatia de FOGAÇA?

Ingredientes:
100 ml de água
20 gr. de fermento de padeiro (usei um pacotinho de fermento seco de 6 gr.)
1/2 colher de chá de sal
450 gr. + 100 gr. de farinha de trigo T65
2 ovos
200 gr. de açúcar (só usei 110 gr.)
raspa de 1 limão
20 ml de vinho do Porto (usei Moscatel)
70 gr. de manteiga derretida
1 gema de ovo para pincelar



Preparação:
Coloque no copo da Bimby a água, o fermento e o sal e programe 37º/2 min./vel2.
Junte as 100 gr de farinha e misture 15seg./vel 6 e deixe levedar durante cerca de 20 minutos.
Acrescente os restantes 450 gr de farinha, os ovos, o açúcar, a raspa de limão e o vinho do porto e amasse 3min. / vel. espiga.
Adicione a manteiga e amasse mais 2 min. / vel. espiga.
Se a massa não ficar com um aspecto homogéneo volte a amassar por 2 minutos. Se necessário acrescente 1 colher de sopa de água.
Retire a massa da bimby, forme uma bola, polvilhe-a com farinha e deixe a levedar num local morno até dobrar de volume (costumo deixar dentro do micro ondas ou, se quero apressar a levedação, dentro do forno ligado a 50º).
Com a massa faça um rolo, ligeiramente achatado, e comece a enrolar em forma de caracol, fazendo uma pirâmide. Rematei a ponta final no centro da massa.
Forre um tabuleiro com papel vegetal untado com manteiga e polvilhado farinha e deixe levedar novamente em local morno cerca de uma hora (mais uma vez uso o forno ligado a 50º).
Pré-aqueça o forno a 180º (se usou o forno para a levedação, retire a fogaça até a fornalha atingir a temperatura certa, mas mantenha em local longe de correntes de ar).
No topo da fogaça faça um corte em cruz (nasce, assim, as 4 torres do castelo) e pincele com a gema de ovo diluída numa colher de sopa de água fria.Leve ao forno a cozer durante cerca de 45 minutos.
Ao fim de 15 minutos e com a ajuda de uma faca para não se queimar, abra um pouco mais os cortes que fez, afastando-os, para que as "torres" fiquem mais pronunciadas. Se necessário cubra com papel de alumínio para que não queime.
Retire do forno e pincele com manteiga ou geleia (Ah...não se esqueça dela, senão sai assim mais escurinha, como a minha, mas nem por isso menos saborosa)

Com esta fogaça participo na 10ª edição do "Convidei Para Jantar", promovido pela Ana, do blogue Anasbageri e desta vez recebido pela Cristina do blogue "Come Chocolates, pequena," na sua belíssima confeitaria, que escolheu para convidado um poema a quem deveria ser servido um prato doce.


Acerca da poesia experimental vejam também aqui e aqui e se quiserem ler um pouco têm a "Antologia da Poesia Experimental Portuguesa".


11 de março de 2013

Tantas descobertas num simples prato de sopa



É engraçado como, para mim, o acto de cozinhar se foi alterando ao longo dos anos. Comecei por encarar os ingredientes e as formas de os cozinhar de um modo muito limitado. Comia apenas o que sabia de antemão que me agradava e, portanto, cozinhava apenas esses alimentos. Cozinhava-os conforme aprendi da minha mãe e da minha avó e porque assim aprendi, assim fazia e não questionava. Depois comecei a alargar o meu circulo de alimentos, a experimentar, a gostar. Comecei a aprender outras formas de fazer o mesmo de sempre. Aprendi a juntar outros temperos. Aprendi a usar os mesmos ingredientes para fins diferentes. Espinafres comem-se na sopa, não é? É e em salada também ou salteados. Alface e rúcula são salada, certo? Não. Alface e rúcula também se podem comer na sopa. Fiquei absolutamente fã da sopa de alface e agora segue-se a de rúcula. E deliro porque descobri novos sabores e novas formas de cozinhar e o mesmo de sempre deixou de o ser para passar a ser mais uma coisa boa na minha cozinha.
Nesta sopa descobri, ainda, o imperdível aroma das sementes de coentros.

Sopa de rúcula com sementes de coentros
Ingredientes:
1 cebola
1 dente de alho
1 curgete
1/4 de chávena de grão de bico cozido
1 cenoura pequena
1 colher de chá sementes de coentros tostadas
100 gr. de rúcula
Água ou caldo de legumes q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Tradicional:
Toste as sementes numa frigideira bem quente.
Corte a cebola em gomos, esmague e pele o alho, descasque a cenoura e corte em rodelas.
Coloque os legumes numa panela, regue com um fio de azeite e deixe refogar em lume brando e com a panela tapada, até os legumes amolecerem.
Junte o grão e as sementes, cubra com água ou caldo de legumes, tempere de sal e deixe cozer.
Quando os legumes estiverem cozidos, triture-os com a varinha mágica, verifique a consistência da sopa, acrescentando mais água ou caldo se necessário e rectifique o sal.
Deixe levantar fervura e acrescente a rúcul.
Coza por mais 5 minutos, sensivelmente.
Desligue e sirva.
Bimby:
Toste as sementes numa frigideira bem quente.
Corte a cebola em gomos, esmague e pele o alho, descasque a cenoura e corte em rodelas.
Coloque os legumes no copo da bimby, juntamente com o grão e as sementes.
Cubra com a água ou caldo de legumes e programe: varoma/25 minutos/colher inversa/vel. 1.
Terminado o tempo, triture progressivamente 3-5-7 durante um minuto e meio.
Verifique a consistência da sopa, acrescentando mais água ou caldo se necessário e rectifique o sal.
Junte a rúcula e programe 100º/5 minutos/velocidade colher.
Regue com um fio de azeite e sirva.

8 de março de 2013

Projecto Marmita - Semana 10/2013


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 pêra + 2 bolachas de água e sal
Sopa de cozido com carne
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 3 bolachas de água e sal
Terça-feira
1 maçã + 2 bolachas integrais
Sopa de alface e grão +  Legumes salteados com queijo fresco
1º – morangos e 1 iogurte natural
2º - Chá + 2 bolachas integrais
Quarta-feira
1 maçã + 2 bolachas integrais
Sopa de alface e grão + salteado de legumes com tofu
1º – 1 pêra e kefir
2º - Chá + 2 bolachas integrais
Quinta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de mistura
Sopa de alface e grão com vitela cozida
1º – 1 maçã e kefir
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Sexta-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de mistura
Sopa de lentilhas e cenoura+ Carne assada com salada de alface, rúcula, espinafres, milho e tomate
1º – 1 tangerina e  kefir
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura


O fim-de-semana trouxe uma indisposição que me fez apetecer dieta. Por isso no domingo fiz uma refeição simples de vitela cozida com batata, couve e cenoura e arroz, desta vez sem qualquer enchido, tudo cozinhado na panela de pressão. Como de costume cozi batata e cenoura a mais para fazer a sopa aproveitando a água do cozido. Não podia ter tido melhor refeição.
Segunda-feira: sopa de cozido. Terça-feira: cozinhei uma porção de legumes salteados (curgete, cogumelos, brócolos) que rendeu 2 marmitas, a primeira acompanhou com 1 queijo fresco e a segunda acompanhou, na quarta-feira com tofu salteado. Quinta-feira: a seguir a um jantar de aniversário nova dieta: sopa de alface e grão com carne cozida desfiada (1 pedaço de carne que havia congelado). Sexta-feira: Carne assada (vinda do congelador) com salada de alface, rúcula, espinafres, milho e tomate.
Sopas da semana: sopa de alface e grão e sopa de lentilhas e cenoura. Fruta da época, bolachas e pães variados para os lanches. Kefir em vez do iogurte. Chás diversos.

2 de março de 2013

Projecto marmita semana9/2012


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de espelta
Sopa de feijão verde +  Peru assado com puré de couve-flor e cenoura e salada de tomate
1º – 1 pêra e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta
Terça-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de mistura
Sopa de feijão verde +  Frango grelhado com arroz e legumes assados
1º – 1 kiwi e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Quarta-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de centeio
Sopa de feijão verde + peixe e legumes alourados
1º – 1 tangerina e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de centeio
Quinta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de mistura
Sopa de alface e grão + 2 rissóis de forno com arroz de tomate e brócolos ao vapor
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Sexta-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de sementes
Sopa de alface e grão + “Massada” de peixe com espinafres
1º – 1 tangerina e  1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de sementes


De preparativos de fim-de-semana só um pequenino tabuleiro de legumes assados: cenoura, abóbora e alho francês.
Segunda-feira: o almoço de domingo – peru assado, com puré de abóbora e couve-flor e uma salada de tomate cereja. Terça-feira: do congelador tirei um bife de frango grelhado, uma dose de arroz e juntei-lhe parte dos legumes assados de domingo. Quarta-feira: mais uma ida ao congelador: sobras de um sargo assado a que se juntaram legumes e alouraram na frigideira. Deu 2 doses que seguiram para o congelador à espera destes dias em que não se quer dar muita atenção à marmita. Quinta-feira: 2 rissóis, feitos em casa e congelados, cozinhados no forno, 2 colheres de sopa de arroz de tomate de uma refeição anterior e um molho de brócolos ao vapor. Sexta-feira: à massa do jantar de ontem juntei dois mimos de pescadas cozidos no microondas e uma mão cheia de espinafres (mais uma ajuda do congelador: congelados frescos depois de branqueados em água a ferver por 1 minuto).
Sopas da semana: sopa de feijão verde e sopa de alface e grão. Fruta da época, frutos secos e pães variados para os lanches. Chás diversos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...