27 de fevereiro de 2013

O que é nosso é bom



No meu último post recebi um comentário a pedir a divulgação de um evento e, tendo em conta, a temática, não podia deixar de responder positivamente. Porque se fala de comida, que é tema deste blogue e porque se trata de apoiar a pequena e média produção nacional, o que eu muito prezo.

Como diz a organização: "Nunca, como agora, foi tão importante e necessário “puxar” pelo que é nosso", por isso não deixem de visitar este Mercado Gourmet e Português, onde vão poder encontrar muitos e bons produtos de produção nacional: azeite, patês, queijos, charcutaria, vinhos e licores, chocolate, compotas, mel, ervas aromáticas, biológico, conservas, condimentos, pão, doçaria e infusões.

A entrada é gratuita e o mercado decorrerá entre os dias 8,9 e 10 de Março das 11h00 às 21h00, na Arena do campo Pequeno (em espaço coberto). Quem estiver por perto, não deixe de comparecer. É sempre importante apoiar estas iniciativas e ficam a conhecer mais um bocadinho do que o nosso Portugal tem de bom para oferecer.

Ficam as palavras de quem organiza o evento:

O Campo Pequeno vai recriar o espírito dos mercados antigos portugueses onde se podia encontrar um pouco de tudo, adaptando-o à temática Gourmet, entre os dias 8 e 10 de Março.
Vamos voltar a reunir no mesmo espaço, o que de melhor se faz em Portugal nesta área. Todos os produtos presentes, são de origem exclusivamente portuguesa ou manufacturados no nosso país.

Objectivos:
- Contribuir para a divulgação, estimulo e sustentabilidade de micro actividades produtivas nacionais, de elevadíssima qualidade, que pela sua reduzida dimensão dificilmente chegam ao conhecimento do grande público. Muitas destas actividades são construídas com admirável persistência, paixão e engenho, nas mais variadas vertentes, constituindo notáveis exemplos de inovação e criatividade nacionais.
- Sensibilizar o público para a aquisição de produtos portugueses, estimulando actividades da nossa micro economia, a preços justos e vantajosos.

Adira ao evento no Facebook:
http://www.facebook.com/events/497287550321649

26 de fevereiro de 2013

Do mar para a mesa bem à portuguesa



Um verdadeiro pitéu foi este almoço com um dos meus peixes preferidos. A sardinha está presente muitas vezes nas nossas refeições de Verão, simplesmente polvilhada de sal e assada na brasa. No Inverno moderamos o seu consumo, mas de vez em quando lá saem uns filetes de sardinha ou uma petinga frita.
O arroz de tomate, que é sempre uma boa companhia para este prato, não foi, propositadamente, malandrinho, mas também não foi um arroz seco. Ficou a meio caminho, húmido e muito saboroso, mas se preferir faço-o malandro, usando mais água e no final acrescente cerca de uma chávena de água fria para não empapar e no dia seguinte ainda terá um bom arroz.
Como sobraram filetes servimo-los ao jantar com outra companhia bem apreciada pela sardinha: o pão.

Filetes de sardinha com arroz de tomate e pimento

Ingredientes:
Os filetes:
10 filetes de sardinha
1 limão
2 dentes de alho
Sal q.b.
Farinha de milho
Óleo para fritar

O arroz:
3/4 de chávena de arroz carolino
1/4 de copo de vinho maduro branco
1 e 1/2 chávena de água quente
1/2 cebola
1 dente de alho
2 tomates maduros
1/2 pimento vermelho
1 folha de louro
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
Compre os filetes já preparados ou peça na peixaria para preparar a sardinha em filete.
Tempere com o sumo de limão bem espremido, o alho picado e sal e deixe marinar de um dia para o outro.
No dia comece por preparar o arroz:
Dê um golpe em cruz na base dos tomates e escalde-os por 1 minuto em água a ferver (ou leve ao micro ondas num recipiente próprio, cobertos por água e programe 2,5 minutos na potência máxima). Transfira-os para um recipiente com água fria e com a ajuda de uma faca pele-os puxando a ponta da pele que entretanto se soltou com a fervura. Com cuidado retire as sementes e reserve a polpa.
Corte o pimento em tiras
Num tacho, refogue em azeite, a cebola e o dente de alho picados, a polpa de tomate, o pimento e a folha de louro.
Vá mexendo, para desfazer o tomate em pedaços mais pequenos, e quando a cebola estiver transparente refresque com o vinho branco.
Deixe levantar fervura até o vinho quase evaporar.
Acrescente a água e tempere de sal. Quando começar a ferver novamente acrescente o arroz, mexa e tape o tacho. Quando a calda começar a borbulhar reduza o lume para o mínimo e deixe cozer durante 15 minutos.
Entretanto prepare os filetes:
Escorra todo o sumo de limão e retire o alho que se encontre agarrado ao peixe.
Passe pela farinha, espalmando para que a farinha fique bem agarrada e frite em óleo quente.
Quando fritos, coloque os filetes sobre papel absorvente.


Ao almoço sirva os filetes acompanhados do arroz e de uma salada a gosto. Se sobrarem repita-os ao jantar numa sanduiche com pão de mistura, alface e tomate ou, se não quiser repetir, prepare a sanduiche para a marmita do dia seguinte.

23 de fevereiro de 2013

Projecto marmita - Semana 8/2013


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de espelta
Sopa de espinafres +  panqueca com legumes e ovo no forno
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta
Terça-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de espelta
Sopa de espinafres +  Mimos de pescada em crosta de coentros e brócolos cozidos + Maçã assada
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta
Quarta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de espelta
Sopa de rúcula com coentros + wrap de frango, alface, rúcula e milho + beringela assada
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta
Quinta-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de espelta
Sopa de rúcula com coentros + Massa com legumes assados
1º – 1 kiwi e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta
Sexta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de espelta
Sopa de rúcula com coentros + Massa com legumes assados
1º – 1   maçã e  1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de espelta


De regresso aos rituais de fim-de-semana: legumes assados: cebola vermelha, aipo, curgete, cenoura, nabo, tudo temperado com sal, azeite e aneto seco, oferta da Espiga, ao lado uma beringela cortada a meio, no sentido longitudinal, com cortes na horizontal e vertical por onde distribui um alho picado, tendo, de resto, recebido os mesmos temperos dos restantes legumes. Já que o forno estava ligado, preparei, de seguida, uma panqueca, onde coloquei alguns dos legumes assados e por cima abri um ovo. Foi ao forno até a gema do ovo ficar bem cozida. Ao lado 2 papelotes de mimos de pescado barrados com uma pasta de coentros, alho, pão ralado e azeite. E claro, um pão…de espelta que quase me pregou uma partida de tanto que cresceu na fase de levedar.
Segunda-feira: panqueca com legumes e ovo. Terça-feira: mimos de pescada com crosta de coentros e brócolos cozidos. Quarta-feira: uma tortilha caseira com alface, rúcula, milho e frango (sobras do jantar de terça) e a acompanhar uma beringela assada. Quinta e sexta-feira: Legumes assados com macarronete.
Sopas da semana: sopa de espinafres e sopa de rúcula com sementes de coentros. Fruta da época e pão de espelta para os lanches. Chás diversos.

20 de fevereiro de 2013

Bolo de Laranja com passas e damascos


Receber presentes sabe sempre bem. Há dias a "Fábricas Lusitana " fez chegar à minha porta um presente doce e uns mimos salgados. Uma embalagem de preparado para Bolo de Laranja, da Branca de Neve, e novos temperos Espiga. Os temperos têm vindo a ser experimentados cheios de sucesso e neste domingo foi a vez de servir o bolo. Muito aromático e fofinho foi a companhia de um chá quente para contrariar o dia cinzento e chuvoso.

Ingredientes:
1 embalagem de preparado Branca de Neve para bolo de laranja
4 ovos
100 gr. de margarina
1 mão cheia de passas sem grainha
4 damascos secos
Sumo de 2 laranjas
1 cálice de Licor de laranja
Spray Espiga para untar

Preparação:
Comece por cortar os damascos em pedaços pequenos.
Coloque-os, juntamente com as passas, num tachinho e regue com o sumo de laranja e o licor.
Leve ao lume só a levantar fervura e deixe o liquido arrefecer. Desta forma estará a hidratar os frutos secos.
Coe e reserve o sumo.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Prepare o bolo conforme as instruções da embalagem.
Envolva cuidadosamente os frutos na massa e verta para uma forma previamente untada.
Leve ao forno a cozer durante 35 minutos.
Para verificar se está cozido espete um palito no centro do bolo. Se sair seco está pronto.
Retire a forma do forno e deixe arrefecer um pouco sobre uma grade, entretanto regue-o com o sumo de laranja reservado.
Desenforme e deixe arrefecer completamente antes de servir.

18 de fevereiro de 2013

Trouxas de quinoa e salmão


Esta marmita não podia deixar de partilhar. Veio comigo há umas semanas, mas ficou para memória futura. Havendo peixe para aproveitar e couves, há-se sair mais vezes. A combinação salmão grelhado/sálvia é muito boa, mas na falta de sálvia também pode usar hortelã, outra erva que casa bem com o salmão. Quanto às couves escolhi a lombarda, primeiro porque a tinha na gaveta do frigorifico, depois por ter uma folha mais dura e que se presta bem a estas preparações, mas pode usar penca ou couve galega, de certeza que fica igualmente bom.   

Ingredientes (para 2 "trouxas"):
2 folhas grandes de couve lombarda
1/2 posta de salmão grelhado sem pele e espinhas
1/4 de chávena de quinoa cozida
2 folhas de sálvia
1/8 de chávena de ervilhas cozidas



Preparação:
Coza as folhas de couve em água abundante e sal até estarem tenras, mas ainda firmes. Se necessário corte o caule na parte mais grossa.
Numa taça coloque o salmão e desfaça-o com um garfo, junte a quinoa e a sálvia picada e amasse com o garfo para misturar bem todos os ingredientes. Junte as ervilhas e envolva, sem as esmagar. Estenda as folhas de couve numa tábua de cozinha e coloque no meio de cada uma, metade da mistura de salmão e quinoa. Feche as couves sobre a mistura, fazendo um embrulho e prenda com um ou dois palitos.
Sirva com uma boa salada.

16 de fevereiro de 2013

Projecto Marmita Semanas 6 e 7/2013


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 banana + 1 fatia de bolo de iogurte
Sopa de couve branca +  Panadinhos de frango no forno com salada de rúcula e curgete
1º – 1 pêra e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Terça-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de mistura
Sopa de couve branca +  Penne com alho francês, camarão e lima + Pannacota de lúcia-lima
1º – 1 kiwi e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Quarta-feira
1 banana + 1 fatia de pão de mistura
Creme de legumes +  Salada de graõ de bico, couve, beterraba e atum
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Quinta-feira
1 maçã + 2 bolachas integrais
Creme de legumes + Salada de cotovelinho, tomate-cereja, cogumelos salteados e ovo cozido
1º – 1 banana e 1 iogurte natural
2º - Chá + 2 bolachas integrais
Sexta-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de mistura
Creme de legumes + Salada de macarronete com cogumelos, frango, pimento e tomate salteados
1º – 1   kiwi e  1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura


O fim-de-semana anterior foi destinado a preparar marmitas. Desde os legumes salteados à massa cozida, foi praticamente um take-away directo do frigorífico para a lancheira. Sabia que pode manter a massa já cozida por alguns dias no frigorífico desde que lhe adicione um fio de azeite? Depois é só tirar a dose pretendida para a marmita e juntar-lhe os restantes ingredientes.




Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de centeio
Sopa de feijão verde +  Frango assado com legumes cozidos
1º – 1 maçã e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de centeio
Terça-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de mistura
Sopa de couve branca +  Bolinhos de arroz com rosti de beterraba e cenoura

***
Quarta-feira
Papaia + 5 amêndoas
Sopa de couve branca + quiche de atum e cebola com salada de alface, curgete e ananás
1º - 1 kiwi + 1 iogurte natural
2 – Chá + 1 fatia de pão integral
Quinta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de centeio
Sopa de legumes, grão de bico e alface + Salada de arroz, milho, ervilhas, frango e ananás
1º - 1 maçã + 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de centeio
Sexta-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de mistura
Sopa de legumes, grão de bico e alface + Wrap de frango e pesto + 1 gelatina
1º - morangos + 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura


Na segunda-feira frango assado na marmita faz prever que o forno trabalhou no domingo, mas não, não trabalhou. Foi mesmo frango no espeto comprado numa das nossas casas preferidas no que toca a frango (de churrasco e de espeto). Acompanhou uns legumes cozidos que sobraram de uma refeição de sábado. Na terça-feira aproveitei um resto de arroz de tomate para fazer uns bolinhos: juntei-lhe uma colher de sopa de queijo ralado, moldei-os como se fosse um bolinho de bacalhau, passei por pão ralado e fritei em óleo bem quente. Desfizeram-se um pouco mas ficaram deliciosos. Foram acompanhados por rosti de beterraba e cenoura: levei ½ cebola vermelha cortada em meias luas finas a alourar em azeite, quando começou a amolecer juntei 1 beterraba e 1 cenoura raladas finamente. Deixei fritar no azeite e com a colher de pau juntei a mistura no meio da frigideira, como se fosse uma panqueca. Deixei fritar mais um pouco e transferi para um prato. De seguida levei ao micro ondas para alourar debaixo do grill durante 10 minutos. Na quarta-feira uma fatia de quiche de atum e cebola com uma salada de alface, curgete e ananás. Quinta-feira sobras de um arroz de legumes a que acrescentei um bife de frango grelhado e desfiado, milho, ananás e ervilhas, para uma salada diferente. Sexta-feira uma refeição simples pela falta de oportunidade de a preparar na véspera: uma tortilha (caseira) de frango e pesto.

Sopas da semana: sopa de couve branca 8as 2 doses vindas do congelador) e sopa de legumes com grão e alface. Amêndoas com pele e pães variados para os lanches. O iogurte natural de sempre e chás: cavalinha e infusões de frutos.

14 de fevereiro de 2013

Taça de farófias e morangos



Estas taças não foram feitas para celebrar o dia dos namorados, pelo menos não o dia comercial. Foram feitas para celebrar outros momentos, igualmente bonitos, de muitas pequenas alegrias, cumplicidades e companheirismo. Celebrar só porque sim, a qualquer dia a qualquer hora. Celebrar com morangos que são, para mim, a fruta mais festiva e com chocolate, claro. A gulodice a fazer estalar a felicidade.
Embora não seja adepta de celebrações de pendor comercial, fecho os olhos e finjo que não vejo as montras vestidas de cor-de-rosa e cheias de corações a apelar ao consumo. Acredito que, com ou sem compras, vai haver pelo menos mais uns minutos extra do nosso dia a pensar "naquela pessoa" e só isso, só esses minutos, valem mais que todas as montras cor-de-rosa dos nossos centros comerciais.



Ingredientes para 2 taças:
2 claras à temperatura ambiente*
5 colheres de sopa de açúcar
2 morangos grandes
4 biscoitos "Palitos La Reine" ou outros à sua escolha
1 tira de chocolate para culinária
1 colher de sopa de leite

Preparação:
Comece por bater as claras e quando começarem a formar picos vá juntando o açúcar aos poucos até estarem em castelo firme.
Coloque colheradas de claras, separadas entre si, num prato refractário e leve ao micro ondas por 15 segundos na potência máxima (pode precisar de mais um ou dois segundos, conforme o micro ondas).**
Retire as farófias para uma taça e repita o processo até acabar as claras.
Lave e corte os morangos em pedaços pequenos.
Desfaça 2 biscoitos e distribua-os pelas taças, por cima dos biscoitos distribua as farófias. Distribua mais 2 biscoitos desfeitos pelas taças e por cima os morangos cortados em pedaços pequenos. Reserve no frigorífico.
Entretanto, parta o chocolate em pedaços pequenos e leve a derreter, numa taça, no micro ondas: programe 1 minuto na potência máxima, se tiver derretido pouco volte a programar 1 minuto na mesma potência, mexa com a colher de pau e volte  levar ao micro ondas em intervalos de 30 segundos, mexendo sempre entre cada tempo. Quando o chocolate estiver quente começando a derreter á medida que mexe com a colher não o volte a colocar no micro ondas senão corre o risco de queimar.
Junte o leite, mexa muito bem e deixe arrefecer.
No momento de servir regue as taças com o molho.

* Quando lhe sobrarem claras de outras preparações congele-as. Normalmente faço-o individualmente: coloco um quadrado de papel aderente dentro de uma chávena de café, verto a clara para dentro da chávena e fecho o papel juntando as pontas e torcendo. O quadrado deve ser suficientemente grande para aconchegar a clara e fechar sem deixar qualquer abertura por mais pequena que seja. Depois coloco-as no congelador dentro de uma caixa. Assim, sei precisamente quantas claras estão congeladas.
** Para fazer as farófias no micro ondas segui as instruções da Luisa Alexandra , o que tornou a sobremesa muito fácil e rápida de preparar.

7 de fevereiro de 2013

Raisin Swirl Bread



Não tenho participado nos desafios do "Dorie ás Sextas". Limito-me a acompanhar as fabulosas receitas que têm sido escolhidas. Qual delas a melhor, mas tenho tentado fazer um intervalo nos doces. Contudo, fica aqui uma das últimas participações como sugestão para o fim-de-semana.
Sempre a pensar em variações das receitas e tendo em conta que a massa rendeu bastante, acabei por fazer 3 versões deste pão: uma com o recheio indicado pela Dorie (a foto de cima), uma com receheio de creme de chocolote (foto abaixo) e uma simples (última foto), sem qualquer recheio. Todos muito gulosos, mas para mim, uma adoradora de pão, a versão  simples ganhou aos pontos.

(Fonte: "Baking" de Dorie Greenspan, pág. 59)
Ingredientes:
Para o pão:
2 colheres de chá de fermento biológico activo (usei uma saqueta de Fermipan)
50 gr. de açúcar branco + 1 pitada
300 ml de leite gordo morno (usei meio-gordo)
50 gr. de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
3/4 de colher de chá de sal refinado
1 ovo grande
1/4 de colher de chá de extracto de baunilha ou raspa de 1/2 laranja ou 1 pitada de noz moscada
470 gr. de farinha de trigo
Para o recheio:
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de canela
1 chávena de passas
50 gr. de manteiga sem sal, amolecida para ser possível barrar
Ou: creme de chocolate, tipo nutella


Preparação:
O pão:
Coloque o fermento numa tigela pequena, acrescente uma pitada de açúcar e misture 60 ml do leite morno. Deixe repousar 3 minutos e mexa, mesmo que o fermento não se tenha dissolvido por completo e não esteja a borbulhar, já deverá estar mole.
Com uma batedeira, usando de preferência a pá, misture o restante leite, a manteiga e o restante açúcar, batendo em velocidade baixa por 1 a 2 minutos.
Adicione o sal, o ovo e o aroma escolhido (usei o extracto de baunilha) e misture por 1 minuto. Neste ponto a massa pode apresentar-se encaroçada.
Acrescente a mistura de fermento e bata em velocidade baixa durante mais 1 minuto. Não se preocupe se a massa continuar com aspecto encaroçado.
Desligue a batedeira e acrescente 340 gr. de farinha. Bata em velocidade baixa até que a farinha estar toda incorporada e obter uma massa pegajosa.
Se puder troque a pá pelo gancho de massa e acrescente a restante farinha, aumentando para a velocidade média e bata por 2 a 3 minutos, até a massa comear quase a limpar os lados da tigela. Se isso não acontecer, acrescente mais farinha: 1 colher de sopa de cada vez, até um máximo de 1/4 de chávena.
Com a batedeira ligada na velocidade média, bata por mais 3 minutos ou até a massa estar com um aspecto liso e amanteigado e bastante mole.
Unte uma tigela grande com manteiga, vire a massa para essa tigela e cubra com película aderente. Coloque-a num local morno e deixe levedar até dobrar de tamanho, o que pode levar cerca de  uma hora e meia.
Transfira a massa para um pedaço grande de película aderente, rapando bem a tigela, envolva a massa na película e leve ao congelador por 30 minutos ou até estar suficientemente firme para ser estendida facilmente. Neste momento, se não quiser continuar o processo, pode guardar a massa no frigorífico durante a noite.
Unte com manteiga uma forma de pão ou de bolo inglês e prepare o recheio:
Misture o açúcar, a canela e o cacau. Se as passas não estiverem húmidas, freva-as por um minuto e seque-as bem. Reserve.
Coloque a massa numa superfície grande, levemente polvilhada com farinha. Enfarinhe o topo da massa e estenda-a num rectângulo de 30cmx45cm.
Barre a massa com 2/3 da manteiga. Faça-o com os dedos e de forma gentil.
Polvilhe com a mistura de açúcar e espalhe as passas por cima.
Comece a enrolar a partir de um dos lados mais curtos, formando um rolo apertado.
Encaixe o rolo na forma, com a costura para baixo, e entale as pontas.
Cubra a forma com papel vegetal untado com manteiga e coloque-a num local morno, deixando levedar, durante cerca de 45 minutos, até crescer ligeiramente acima do limite da forma.
Quando a massa estiver quase pronta, aqueça o forno a 190º e coloque um tabuleiro ou grade a meio do forno.
Derreta o restante 1/3 de manteiga e pincele o topo do pão.
Ponha a forma sobre o tabuleiro ou grade e asse durante 20 minutos. Cubra com papel de alumínio e asse por mais 25 minutos, até o pão estar dourado e o fundo soar oco.
Transfira a forma para uma grade e deixe arrefecer 5 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer completamente.


Dicas: o processo de amassar pode ser feito à mão e também ando tentada a fazer este pão na MFP.

5 de fevereiro de 2013

Creme de cenoura e abóbora com curgete crocante e sementes de abóbora


Sopa é sopa, poderão dizer, mas garanto-vos que uma sopa nunca é igual à outra. Seja sopa de feijão-verde, de espinafres ou um creme de legumes, nesta cozinha são sempre diferentes, únicas e irrepetíveis. Às vezes sabem a memórias, outras vezes sabem a novidade. Umas vêm apenas acompanhadas dos seus aromas, outras trazem companhia extra. Têm, contudo, uma coisa em comum: são sempre saborosas e reconfortantes. Por isso, esta poderia ter sido apenas mais um creme de cenoura e abóbora, ingredientes que não faltam no frigorífico. Tão simples. Não foi. Recebeu os aromas novos dos citrinos e a companhia crocante da curgete e das sementes de abóbora. A repetir? Claro, mas a próxima terá, certamente, algo de diferente.

Ingredientes:
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 cenoura média
1 batata pequena
1 fatia de abóbora (cerca de 200 gr.)
250 ml de caldo de legumes (caseiro de preferência)
Água q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.
1 colher de chá de raspa de laranja e de limão (opcional)
¼ de curgete e sementes de abóbora para guarnecer

Preparação:
Prepare todos os legumes para a sopa, lavando, descascando e partindo-os em pedaços pequenos, com excepção da curgete da guarnição.
Coloque-os na panela e cubra com o caldo de legumes e água, se necessário. Tempere de sal e deixe cozer em lume médio.
Quando os legumes estiverem cozidos, junte a raspa de citrinos e triture até obter um creme, acrescente água ou caldo de legumes quente para corrigir a consistência da sopa, se necessário e um fio de azeite.
Entretanto prepare a guarnição:
Corte a curgete, mantendo a casca, em cubos pequenos.
Numa frigideira anti-aderente deite a curgete e as sementes e deixe tostar, mexendo de vez em quando para não queimar.
Sirva a sopa com a guarnição.

2 de fevereiro de 2013

Projecto Marmita - Semana 5/2013


Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 banana + 1 fatia de pão de centeio escuro
Sopa de couve branca +  Salada de arroz folhas verdes com trouxas de peixe e quinoa
1º – 1 pêra e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de centeio escuro
Terça-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de centeio escuro
Sopa de espinafres +  esparguete à bolonhesa + 1 gelatina
1º – 1 tangerina e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de centeio escuro
Quarta-feira
1 maçã + 1 fatia de pão de mistura
Creme de ervilhas +  quinoa com peixe assado e legumes + 1 gelatina
1º – 1 tangerina e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Quinta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de mistura
Creme de legumes + Quinoa com frango grelhado, tomate-cereja e espinafres salteados
1º – 1 tangerina e 1 iogurte natural
2º - Chá + 1 fatia de pão de mistura
Sexta-feira
1 pêra + 1 fatia de pão de mistura
Creme de legumes + Omeleta de espinafres e presunto com salada
1º – Salada de morangos e  kiwi com 1 iogurte natural
2º - Chá + 5 amendoas


Passando muito rapidamente só para partilhar o menu da semana.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...